11 ferramentas para Instagram que vão turbinar seu negócio

A internet e as redes sociais vieram para quebrar a ideia de que um bom investimento em marketing é exclusividade de empresas de médio e grande porte. Graças às praticidades e ferramentas existentes atualmente, micro e pequenas empresas também podem fazer um excelente trabalho online, com um investimento muito menor do que o imaginado. 

 
As ferramentas para instagram permitem, inclusive, que mesmo aqueles empreendedores com pouquíssimo ou nenhum conhecimento de design e marketing digital consigam começar a criar publicações bem elaboradas e capazes de engajar o público. 

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para mostrar a importância do investimento, e 11 ferramentas para instagram, que irão te ajudar nesse percurso. 

Continue a leitura.  

Por que micro e pequenas empresas devem investir no Instagram?

Uma coisa é certa: na medida em que fomos mudando nossos hábitos de consumo e adotando a internet nos mais diversos momentos do dia a dia, começamos a pesquisar cada vez mais sobre as empresas e produtos que gostaríamos de adquirir.  Por esse motivo, é fundamental que as empresas estejam nas plataformas online, independente do seu tamanho e mercado de atuação. 

É uma excelente forma de exibir seus produtos

Não importa se é uma loja física ou online, o instagram é uma excelente maneira de exibir seus produtos ou serviços e vou te explicar o porquê. Primeiramente, as pessoas tendem a buscar online sobre os produtos que irão adquirir.

Além disso, elas costumam pesquisar sobre marcas e suas páginas nas ferramentas sociais, a fim de medir os níveis de satisfação e acompanhar os comentários, por exemplo. 
 

Por isso, é essencial que a sua marca esteja no instagram e você transforme o seu perfil em uma excelente ferramenta de comunicação. Atente-se também às duas regras de ouro:

  • responda todos os comentários e mensagens
  • tenha atenção ao oferecer um atendimento de qualidade para seus consumidores. 

É um ótimo canal de comunicação

Na medida em que as pessoas passam a usar as redes sociais como ferramentas de pesquisa e relacionamento com as marcas, elas se tornam ainda mais relevantes para os negócios. 
 

Antes, quando pensávamos nesse diálogo, víamos sempre um caminho unilateral, onde a empresa era a única responsável por realizar o discurso e se comunicar com seus possíveis clientes. 
 

Agora, com as redes sociais, o cenário muda: os consumidores possuem um canal direto com as empresas para trazer informações relevantes, opiniões, feedbacks e reclamações

Portanto, estar conectado não é mais uma opção, mas, sim, uma forma de garantir que a sua empresa estará lá para ouvir e dialogar com consumidores e pessoas interessadas em seus produtos. 

O investimento costuma ser baixo

Ao contrário do investimento em mídias tradicionais, como jornal e TV, o investimento em marketing digital tende a ser incrivelmente mais baixo, o que o torna ainda mais acessível para empresas que estão começando agora sua atuação no mercado. 
 

As ferramentas sociais, como Instagram, são gratuitas, e, por isso, podem ser ainda mais atrativas, uma vez que o investimento ficará exclusivo para ferramentas de apoio e anúncios. 

Conheça as melhores ferramentas para instagram

A internet está recheada de ferramentas para instagram, mas é preciso que você fique de olho, pois a rede social não é muito fã do uso de aplicativos terceirizados. Dessa forma, você deve optar por aqueles que são de confiança. 
 

Nesse sentido, algumas ferramentas de automação representam uma boa alternativa. Porém, a nossa dica é: sempre pesquise muito antes de vincular sua conta do Instagram a outro aplicativo, para que a plataforma não veja com maus olhos e acabe prejudicando sua performance

1. Mlabs 

mLabs - ferramenta de gerenciamento de redes sociais | B2B Stack

A primeira ferramenta para instagram da nossa lista é o mLabs. A plataforma está ganhando cada vez mais o coração dos profissionais de marketing que trabalham com a gestão de redes sociais. 

 
Através dessa plataforma, é possível: 

  • realizar a publicação de posts no feed e nos stories; 
  • agendar publicações; 
  • responder mensagens; 
  • montar fluxos de trabalho; 
  • criar e gerenciar hashtags; 
  • produzir e gerenciar assinaturas para as publicações; 
  • acompanhar o relatório de performance. 

Uma das vantagens do mLabs é a possibilidade de gerenciar diversas redes sociais dentro de uma só plataforma. Isso faz com que você poupe tempo e seja mais dinâmico no dia a dia. 

O mLabs conta com um teste gratuito de 7 dias e dois planos pagos. O primeiro é o mais básico, onde é possível apenas agendar os posts do perfil. Já o segundo, o plano completo, permite que você aproveite todas as outras funcionalidades, e receba relatórios completos e detalhados sobre a performance das suas publicações. 

2. Postgrain 

Postgrain - Home | Facebook

Conhecido anteriormente como Instamizer, o Postgrain é uma ferramenta de gerenciamento. Ao contrário do mLabs, que engloba uma série de outras plataformas digitais, o Postgrain é focado exclusivamente no Instagram. 

Dentro da ferramenta, é possível: 

  • responder mensagens e comentários; 
  • gerenciar mais de uma página; 
  • agendar publicações; 
  • ter acesso a relatórios completos. 

3. Etus 

Etus Social - Conheça mais sobre a ferramenta | Kmaleon

Etus também é uma ferramenta de gestão que possui grande aderência das empresas. 

Dentro dessa plataforma, é possível: 

  • agendar publicações nos mais diversos formatos; 
  • salvar posts como rascunho; 
  • comparar o perfil e a performance com os concorrentes para identificar melhores dias e horários para publicação 
  • responder mensagens; 
  • realizar reposts; 
  • criar relatórios completos de performance. 

A Etus possui duas modalidades de planos: um básico, para quem quer apenas agendar publicações, e um mais completo, para quem quer aproveitar todas as funcionalidades. 

4. Repost 

Como usar o Repost for Instagram (Android e iPhone) - Tecnoblog

Repost é uma excelente opção para quem precisa compartilhar uma publicação de outro perfil dando os devidos créditos. 

É através dele que o instagram permitirá que você, caso necessário, compartilhe o post de um terceiro, marcando o autor daquele conteúdo tanto na foto quanto na legenda. 

É uma forma muito mais simples e prática quando há necessidade de fazer esse tipo de compartilhamento. 

 
A ferramenta é gratuita. 

5. Layout

Layout from Instagram – Apps no Google Play

Layout é um aplicativo que permite a criação de montagens com várias imagens dentro do próprio Instagram. Ele possui layouts editáveis que irão facilitar a construção de conteúdos com mais de uma foto, por exemplo, organizados da forma mais eficiente para você e seu público. 

Essa ferramenta também é gratuita. 

6. Boomerang

Boomerang from Instagram na App Store

Ainda dentro das ferramentas do próprio Instagram, o Boomerang se tornou uma tendência, e hoje é possível usá-lo inclusive como uma funcionalidade dentro do aplicativo. 

No entanto, ele possui um app próprio que permite a criação e edição de boomerangs para serem compartilhados na rede social!  

A ferramenta é gratuita. 

7. Reels

Logotipo do instagram de carretéis. novo recurso de renderização 3d do  aplicativo de mídia social | Foto Premium

O novo queridinho disponível dentro do instagram é o Reels. A funcionalidade veio para concorrer diretamente com o TikTok, que virou uma tendência no mundo digital. 

Através do reels, é possível criar vídeos de até 15 segundos muito mais dinâmicos, com músicas e filtros. 

8. Hyperlapse

Hyperlapse from Instagram na App Store

Essa ferramenta para instagram, ou seria melhor dizer do próprio aplicativo? Ela permite criar vídeos em time-lapse, ou seja, com efeito de velocidade.  

O mais legal do Hyperlapse é a possibilidade de acelerar o ritmo dos conteúdos, fazendo com que vídeos longos passem em poucos segundos. 

Ah! E serve para gravar gifs de três segundos também. Para criar, basta gravar um vídeo com a câmera do seu celular e depois editar dentro do aplicativo. 

 
Detalhe importante: está disponível apenas para iOS.

9. Canva

Dados privados de 139 milhões de usuários do app de design gráfico Canva  foram vazados | WeLiveSecurity

Canva é uma das ferramentas mais interessantes para quem está trabalhando as redes sociais e não tem muito conhecimento de design. Com templates prontos e fáceis de alterar, o Canva permite que você crie artes para as mais diversas mídias, de forma simples e prática.  

 
É possível criar publicações para o feed do instagram, para os stories e demais redes sociais.  

Com uma plataforma fácil e intuitiva, é possível criar suas peças tanto pelo computador quanto pelo aplicativo para celular. 

 
E detalhe: está disponível nas versões gratuita e paga. Apesar da versão paga dar acesso a elementos e funcionalidades mais elaboradas, a versão gratuita não fica para trás, é uma excelente maneira de começar a trabalhar as suas redes de forma profissional. 

10. Adobe Lightroom

upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/...

Para quem quer editar imagens como um profissional. Essa ferramenta para instagram desenvolvida pela Adobe tem diversas funcionalidades, incluindo os presets, que são configurações já existentes para fotografias. 

Com o Lightroom, você consegue editar detalhes das imagens que deseja, como luz, contraste, sombra e tom da pele. 

A ferramenta possui uma versão de avaliação gratuita, porém tem um custo mensal para utilização. 

11. Inshot

InShot Video Editor Premium APK v1.683.1304 - Sem Anúncios - Android Tunado  - APK MOD

Essa é uma das ferramentas mais usadas para editar vídeos para as mídias sociais. Sua principal finalidade está relacionada aos Stories do Instagram, mas também serve para editar vídeos que irão para o feed ou o Youtube. 

Com o Inshot, é possível editar, cortar e fazer colagens, além de colocar efeitos de transição e músicas de fundo.

Dica extra

Para micro e pequenos empreendedores, existem alguns cuidados que são fundamentais. Agora que o negócio está saindo do papel e ele será exposto para um maior número de pessoas, é necessário se lembrar de realizar o registro de marca para evitar possíveis cópias ou uso indevido. 

Isso permitirá que você mantenha sua marca protegida e consiga garantir que ela nunca será usada de forma inadequada

Hoje, não restam dúvidas: o Instagram se tornou uma excelente estratégia para quem quer aumentar a vendas e construir uma marca relevante no mercado.  

 
Com o aumento do uso das redes sociais, é muito provável que o seu público esteja online e pesquisando sobre empresas como a sua nessas plataformas, antes de tomar uma decisão de compra. 

Existem, felizmente, várias ferramentas para Instagram que poderão te ajudar a melhorar sua performance e transformar o trabalho de forma otimizada. O segredo é avaliar as opções e descobrir quais são aquelas que se adequam às suas necessidades. 

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