13 ferramentas que ajudam na gestão dos negócios online

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Quem decide empreender normalmente começa com o famoso “faz tudo” e tem que administrar diferentes tarefas, que vão desde a divulgação do negócio ao fechamento de caixa e separação ou embalo de produtos.

Muitas dessas tarefas são burocráticas e, às vezes, até desconhecidas por quem está começando a jornada empreendedora. Por isso, vale a pena contar com o apoio da tecnologia por meio de ferramentas para negócios online que auxiliam e otimizam seu processo de gestão.

Seja na versão gratuita, seja na versão paga – que normalmente oferece mais funcionalidades –, essas ferramentas agilizam e facilitam a rotina de micro e pequenos empreendedores.

Então, vamos conhecê-las!

FERRAMENTAS PARA NEGÓCIOS ONLINE

Incluir ferramentas para negócios online como softwares para envios de email em massa, aplicativos para organização financeira, gestão de tarefas, edição de imagens e muito mais, vai trazer um ganho de tempo e eficiência para sua empresa.

Com isso, você aumenta o nível de organização, produtividade e análise de dados, podendo focar no que mais te dá retorno, que são as vendas!

Neste artigo, listamos 13 ferramentas:

MAILCHIMP

A estratégia de email marketing é fundamental para estabelecer relacionamento com leads e clientes, além de aumentar as chances de conversão para aquisição dos produtos e serviços. E uma das ferramentas mais conhecidas para isso é o Mailchimp.

Um erro comum é pensar que se pode usar uma conta pessoal no gmail, outlook ou yahoo para fazer os disparos de emails. Porém, não funciona dessa maneira! E o motivo é muito simples: essas ferramentas são próprias para comunicação do dia a dia, ou seja, envios comuns para poucos destinatários.

Quando falamos em envios com larga escala, de forma mais estruturada, precisamos pensar em uma ferramenta que suporte uma quantidade grande de emails sem que seja considerada spam e que, também, nos forneça dados para análise.

No caso do mailchimp, ele permite programar campanhas de email diferentes e segmentadas, além de oferecer alguns modelos prontos para você adaptar de acordo com a realidade do seu negócio.

Também possibilita a criação de landing pages (para divulgar uma oferta ou ebook, por exemplo), divulgação nas redes sociais e relatórios de desempenho para ver quem recebeu ou clicou nos emails enviados.

A versão gratuita permite gerenciar até 2 mil contatos. Já o plano pago começa no valor de R$ 55,00 e permite até 50 mil contatos, além de outras funcionalidades como testes A/B e inserção da sua marca personalizada.

GOOGLE (A FAMÍLIA TODA)

O Google Workspace reúne diversos recursos que facilitam nosso dia a dia. São ferramentas para produção de textos, armazenamento de documentos, criação de planilhas, agendamento de tarefas e muito mais.

A grande vantagem é que você pode acessar de qualquer dispositivo, inclusive pelo celular, utilizando seu login e senha. Além disso, você pode editar e compartilhar com outras pessoas facilmente.

O que você encontra na conta do Google:

Drive: onde você armazena e edita documentos
Gmail: cria conta de email
Agenda: marca compromissos importantes e compartilha eventos com quem desejar
Maps: descobre rotas para chegar em algum lugar, por meio de navegação GPS, veja informações de trânsito e transporte público
Youtube: assiste vídeos e pode inserir os seus também
Tradutor: pesquisa a tradução de uma palavra ou texto em língua estrangeira
Documentos: produz textos no estilo word
Planilhas: cria planilhas no estilo excel
Apresentações: produz apresentações no estilo power-point
Fotos: pasta que permite organizar suas imagens
Google Ads: para criação de anúncios para o Google
Keep: armazena ideias em formato de notas e listas. Funciona como post-its virtuais
Google meu negócio: onde você insere informações para atrair clientes que procuram por você na busca do Google e no Maps
Analytics: visualiza insights e dados importantes sobre seu negócio
Tem a versão paga, mas a gratuita já é uma das melhores ferramentas para negócios online, principalmente aqueles em fase inicial.

GOOGLE ANALYTICS

Embora tenha sido citado no item anterior, pois faz parte da família Google, essa aqui merece uma seção à parte, por se tratar de uma das principais ferramentas para negócios online.

Se você possui uma página na internet, deseja que as pessoas a encontrem e executem ações nesse ambiente: o preenchimento de um formulário ou a compra direta do seu produto, por exemplo.

Mas você sabe de onde essas pessoas vieram? Quais páginas acessaram e quanto tempo ficaram ali? Em que momento exatamente converteram?

Para saber tudo isso e ter acesso a muitos outros dados, você precisa acompanhar constantemente o Google Analytics.

Essa ferramenta gratuita te ajuda a entender melhor o perfil e comportamento do público. A partir daí, você pode ter ideias para produção de conteúdos, direcionamento dos investimentos em mídia paga, alterações no site etc.

WORDPRESS

Para se analisar o tráfego, você precisa primeiro ter um site, não é mesmo? O wordpress é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para construir páginas, sites, blogs e lojas virtuais. Isso porque sua plataforma é muito simples e intuitiva.

Com o wordpress, você pode criar e editar conteúdos de forma independente, ou seja, sem ter que entender de códigos e programação ou depender de um desenvolvedor de sistemas para executar essa tarefa.

Basicamente o que você precisa para começar é de um domínio e uma hospedagem.

Existem diversos plugins disponíveis que tornam a experiência do site ainda melhor. É possível reduzir o tamanho das imagens, melhorar a velocidade de carregamento das páginas, reduzir o número de comentários-spam, dentre outras opções. Está tudo disponível dentro da própria ferramenta!

Você não precisa pagar para utilizar essa ferramenta, mas caso deseje um modelo pronto e mais específico para construção da sua página, deverá pagar pelo “template”. Vale consultar no site oficial do wordpress a melhor opção.

TRELLO

O Trello é uma ótima ferramenta para negócios online, baseada em metodologia ágil, para organizar ideias e gerenciar tarefas. Com ele você pode separá-las em categorias, como:

  • A fazer
  • Fazendo
  • Em revisão
  • Feito

Essas são as categorias padrão, mas você pode configurá-las da maneira que desejar.

Ele possibilita separar as ações em etapas, incluir anexos, atribuir responsáveis, elaborar checklists e etiquetar por nível de prioridade.

Embora seja gratuito, o Trello conta com uma versão premium que oferece mais recursos como upload de arquivos pesados, planos de fundo e alguns plugins extras. Mas vai por mim, dá para se beneficiar e usar muitos recursos na opção grátis!

NOTION

Outra ótima ferramenta para gerenciar projetos mais simples, incluir pautas e ideias para preencher o calendário editorial das suas mídias sociais.

O Notion permite fazer login com a conta do Google ou da Apple, pelo smartphone. Ele funciona para uso individual, de forma totalmente gratuita, e para equipes. Porém, nesse último caso ele exige uma assinatura para utilização.

Você pode criar documentos colaborativos em equipe, adicionar comentários e mencionar usuários, dentre várias outras funcionalidades.

CANVA

Não tem um designer profissional na equipe ainda e nem quer gastar dinheiro contratando um freelancer? Então, o jeito é se virar por conta própria e criar as próprias peças gráficas. E com a ajuda do Canva, essa tarefa fica muito mais fácil!

O Canva é uma das ferramentas para negócios online que nenhum micro e pequeno empreendedor pode viver sem.

Esse criador e editor de imagens vai te ajudar na missão de garantir um ar mais profissional para seu negócio. Ele tem milhares de modelos prontos e formatos disponíveis que você pode usar exatamente como são ou adaptar como quiser.

É possível fazer cartões, banners, posts para mídias sociais, apresentação comercial e muito mais.

Está disponível nas versões gratuita e paga, mas a primeira já proporciona muitos e bons recursos. Para se ter uma ideia, a opção grátis oferece 250 mil modelos (templates) e 100 tipos de design.

QIPU

Para quem está iniciando a jornada empreendedora, ter que lidar e administrar toda a parte financeira pode ser um verdadeiro martírio. Por isso, a utilização de ferramentas para negócios online como a Qipu vale muito a pena!

O aplicativo Qipu unifica o faturamento e as despesas de quem é MEI – microempreendedor individual, possibilitando maior organização financeira e regularização do negócio. E não é só para MEI, mas também para outros tipos de empresas.

Nele você encontra serviços de contabilidade, emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, geração de DAS e suporte de profissionais da área contábil.

Não existe versão gratuita, mas o custo é bem pequeno: R$ 19,90 para MEI e R$ 83,00 para empresas do Simples Nacional que precisam emitir NFSe (notas fiscais de serviço).

DOCUSIGN

O Docusign permite assinar documentos de forma remota e digital, sem precisar se deslocar ou imprimir a folha para assinatura.

Ele tem validade jurídica, acaba com a burocracia e ainda é sustentável. Legal, né?

Infelizmente não oferece versão gratuita, mas caso a sua empresa tenha interesse, os planos começam a partir de 10 dólares. Nada mal pelos benefícios que traz!

SEM RUSH

Uma estratégia de conteúdo bem elaborada pode alavancar seu negócio online. Isso porque ao posicionar artigos que resolvem as dores da sua persona, você aumenta o tráfego para o seu site e, consequentemente, aumenta as chances de conversão e vendas.

Para isso, uma das ferramentas que são essenciais para trabalhar com Marketing Digital é o Sem Rush. Essa é recomendada para quem já está em um estágio um pouco mais avançado.

Ele disponibiliza uma série de recursos para análise de concorrentes, oportunidades de parcerias e troca de links, saúde do seu site, dentre outros.

TYPEFORM

Mais uma ferramenta para negócios online que ajuda a impulsionar sua estratégia de Marketing: Typeform.

Com ela, você pode criar pesquisas de opinião e mapear o perfil dos usuários da sua marca.

O Typeform disponibiliza alguns modelos prontos que você pode aproveitar e adaptar como quiser, ou ainda pode criar um questionário totalmente do zero.

Tem versão gratuita e paga. A primeira possui limitações de uso, mas atende bem para quem quer começar a investigar melhor seu público. Ela permite inserir até 10 perguntas e coletar 100 respostas por questionário.

Uma desvantagem dessa ferramenta é que não tem versão em Português.

BANCO DE IMAGENS

Fotos e vídeos bem produzidos, mesmo que não sejam feitos por você, têm um grande impacto visual e, por isso, contam muito em apresentações e até nas mídias sociais.

Então, se você não pode produzir, é melhor contar com bancos de imagens profissionais para dar aquele valorizada na sua estratégia de conteúdo e divulgação!

Selecionamos 4 bancos de imagens e vídeos gratuitos nos quais você pode pesquisar referências por meio de palavras-chave:

Pixabay

Pexels

Unsplash

Free images

Cover

Dica: Sabe o Canva que mencionamos anteriormente? Com ele, você pode personalizar a imagem escolhida, ao inserir sua logo, filtros e outros efeitos. Dessa forma, mesmo utilizando imagem de banco, ela ficará com a sua cara 😉

ETUS

Quem produz conteúdo para mídias sociais, principalmente Instagram, e cuida de N outras coisas do próprio negócio pode acabar esquecendo de postar. Para isso não acontecer, é que ferramentas como a Etus são indicadas.

Ela permite agendamento de publicações em qualquer dia e horário, além de disponibilizar recursos para analisar concorrentes, responder mensagens, fazer reposts e criar relatórios.

Com menos de 10 reais você já pode começar a usufruir dessa ferramenta para negócios online. Ah! E ela não tem versão gratuita.

Listamos aqui 13 ferramentas para negócios online. Elas contribuem diretamente para empreendedores que desejam otimizar sua rotina de trabalho e valorizar sua marca!

Vale lembrar, porém, que de nada adianta ter todo esse cuidado se a marca não estiver protegida.

Ao criar qualquer negócio, um dos passos mais importantes e iniciais é o registro de marca.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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