4 grandes empresas que perderam direitos por não ter o registro de marca

registro de marca

O registro de marca é importante para todas as empresas, sejam multinacionais ou pequenas empresas locais, microempreendedores individuais e autônomos. Mas as grandes empresas normalmente têm um cuidado maior com o registro, já que o investimento nas marcas é alto e o prejuízo pode ser muito grande.

Mesmo assim algumas grandes empresas às vezes cometem erros e acabam perdendo direitos de uso de marca porque ela já está registrada por outra empresa. Para o registro de marca, não importa quem é maior. Dono da marca é quem registra primeiro.

Então vamos conhecer alguns casos de grandes empresas que perderam o direito de suas marcas por problemas no registro?

BURGER KING NA AUSTRÁLIA

Um dos casos mais famosos é a da rede de lanchonetes Burger King que leva esse nome em todo o mundo, menos na Austrália.

Nos anos 60 um americano se mudou para a Austrália e viu que não haviam lanchonetes Burger King no país. Para se antecipar, ele abriu uma lanchonete e registrou a marca Burger King.

Quando em 1971 um franqueador canadense decidiu levar a franquia do Burger King para a Austrália, percebeu que não conseguiria utilizar esse nome lá. A empresa Burger King então deu ao franqueador uma lista de opções de nomes que poderiam ser utilizados e ele escolheu Hungry Jack´s. Foi assim então que a rede de fast food Burger King estreou na Austrália com uma marca diferente do resto do mundo.

Nos anos 90 o registro de marca expirou na Austrália e o Burger King registrou enfim o seu nome e até tentou utilizar a marca original. Mas como já haviam mais de 80 lojas espalhadas pelo país e fazendo muito sucesso, o nome Hungry Jack´s já estava muito forte e por isso é mantido até hoje!

Qual a lição que devemos aprender aqui? Se você tem planos de internacionalizar a sua marca, já faça um estudo de marca nos países alvo e registre-a.

NA EUROPA O BIG MAC NÃO É DO MCDONALD’S

Esse é um caso exemplar de que nem sempre as maiores empresas têm razão!

Desde 1971 o McDonald’s tem lojas na Europa. E desde aquela época a rede de fast food registra todas as suas marcas na União Europeia a fim de garantir exclusividade no nome de lanches e promoções.

Em 2014 a rede familiar de lanchonete irlandesa Supermac’s pediu o registro de sua marca junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) para expandir para outros países. Mas o McDonald´s apresentou oposição ao registro pois poderia confundir os consumidores com o Big Mac, o sanduíche mais famoso da rede.

A princípio a decisão foi favorável ao McDonald’s e o EUIPO negou o registro para a Supermac’s. A rede irlandesa então pediu a revogação da proteção do nome Big Mac, alegando que o McDonald´s registra nomes que não usa como tática contra seus concorrentes.

Um exemplo da rede irlandesa foi que o McDonald´s registrou o nome Snack Box, um dos produtos mais populares do Supermac’s, e simplesmente não usa esse nome. Fez o registro somente para que a concorrente não conseguisse usar esse nome na União Europeia.

Em 2017 o registro da marca Big Mac foi então revogado e agora qualquer empresa pode usar o nome! E quem mais aproveitou foi a concorrência:

 

QUASE QUE O YAHOO PERDE SUA MARCA NA ÍNDIA

Em 1999 uma empresa indiana criou uma plataforma web e registrou a sua marca como Yahoo India!. O problema é que, mesmo tendo sido fundado em 1994, a Yahoo não tinha seu registro na Índia. A marca já era registrada em 69 outros países, mas a Índia não era um deles.

Então tudo estava propício para que a Akash Arora, empresa indiana, conseguisse registrar esse nome e fosse dona da marca Yahoo no país. Mas Yahoo Inc. percebeu essa falha a tempo e entrou com um recurso contra o registro da marca Yahoo India!.

A justiça então decidiu a favor da multinacional, alegando que os nomes poderiam causar confusão aos clientes, já que a plataforma da Yahoo Inc. tem ampla cobertura e já era muito conhecida mundialmente.

Essa foi por pouco, hein?

DÁ PRA CONFUNDIR HOTEL COM PEIXE?

Segundo o STJ, dá sim! Isso por causa do complemento em comum: Urbano.

Vocês lembram daquele site de compras coletivas Peixe Urbano? Então, com o sucesso da empresa acabaram surgindo muitas outras utilizando o termo Urbano. O Peixe Urbano, que já tinha sua marca registrada, então enviou notificações extrajudiciais para várias dessas empresas, pedindo o cessar do uso da marca.

Quando o burburinho diminuiu, restou somente um concorrente grande utilizando o termo, o Hotel Urbano. E realmente muita gente achava que era uma empresa que veio do peixe Urbano, né? Mas não, Hotel Urbano é uma agência de viagens online totalmente diferente.

A batalha então pelo uso da marca foi para a Justiça. O Peixe Urbano alegou que os consumidores estavam se confundindo, já que eles também ofereciam pacotes de viagens e ofertas no ramo de turismo. Alguns clientes insatisfeitos com o Hotel Urbano inclusive entraram com ações judiciais contra o Peixe Urbano, tamanha a confusão.

O STJ então decidiu que o Hotel Urbano parasse de usar o termo Urbano e pagasse indenização ao Peixe Urbano. A empresa agora é conhecida como Hurb, mas anda tendo vários problemas com seus pacotes de viagens. Essa brincadeira deve ter saído cara, né?

Conhecer esses casos nos dá a certeza que registrar a marca pode evitar prejuízo e muita dor de cabeça! No Brasil o registro de marca é feito junto ao INPI que garante a exclusividade da sua marca no seu segmento de atuação. Quer pesquisar a disponibilidade da sua marca?

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

marca

Como descobrir se uma marca já existe? 

Para descobrir se uma marca já existe você precisa realizar uma pesquisa de marca registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×