registrar sua marca

5 motivos para registrar sua marca em 2022

Você sabia que o registrar sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o que garante a proteção da sua marca em todo território nacional?

Isso mesmo! Não adianta ter registro de CNPJ, registro de domínio, @ no Instagram se você não se preocupar em registrar sua marca no órgão competente.

Somente com o registro você protege sua marca e garante que será de fato dono dela. Se você está um pouco perdido, não se preocupe. Nesse artigo de hoje vamos te explicar as vantagens e benefícios do registro e te mostrar porque você deve começar esse processo ainda em 2022.

Quais os benefícios de registrar sua marca?

É possível citar inúmeros benefícios que o registro de marca traz para o seu negócio. Vamos focar em apresentar e explicar abaixo os 5 principais motivos para você entender a real importância desse processo.

1. Uso exclusivo da marca em todo território nacional

Como falamos no início do texto, a única forma de garantir o uso exclusivo da sua marca em todo o Brasil é fazendo o registro no INPI.

Não importa se você já utiliza sua marca há 2, 5 ou 10 anos. Se você não possui o registro, você não é dono dela e qualquer um pode se apropriar do seu nome e logomarca.

Com o registro, você recebe um certificado de direito de uso da marca. Com ele, você pode impedir que qualquer outra pessoa/empresa utilize nome idêntico ou similar dentro do mesmo segmento de atuação que o seu.

2. Proteção contra cópias ou uso indevido por terceiros.

Com o avanço dos negócios online, é cada vez mais comum encontrarmos cópias de todos os tipos. Você inicia um negócio no Instagram por exemplo e em pouco tempo já vê perfis de outras empresas com nome ou logo bem parecidos. Esse tipo de situação causa um desgaste enorme, não é mesmo? Afinal, ninguém quer ver outra pessoa se apropriando de algo que você investiu tempo e dinheiro para construir.

Isso pode ser evitado ao fazer o registro no INPI, pois você passa a ter direito sobre a sua marca. Portanto, caso encontre alguém te copiando ou fazendo uso indevido você pode enviar uma notificação extrajudicial exigindo que a pessoa interrompa a utilização da marca imediatamente.

3. Evita o risco de ter que mudar sua marca e perder todo o investimento realizado.

Como foi falado no tópico acima, da mesma forma que é possível notificar um terceiro, você também pode ser notificado a parar de usar sua própria marca.

Então imagine o seguinte cenário: Você constrói uma marca dos sonhos, faz toda identidade visual, resolve todas as pendências e burocracias para começar o seu negócio, divulga para todo o seu público alvo, cria site e redes sociais, mas esquece de realizar o registro da sua marca.

Assim, você não possui nenhuma proteção sobre ela, e por isso a qualquer momento alguém pode fazer o registro primeiro que você.

Lembre-se: Dono da marca é quem registra primeiro!!!

Então independentemente de você ter sido o primeiro a criá-la e já utilizar há algum tempo, só com o registro que você terá a segurança de que a marca é realmente sua.

4. Credibilidade e fortalecimento da sua marca

Você já viu algumas marcas que utilizam o ® junto com sua logomarca?

Esse símbolo é o símbolo de que a marca é registrada e protegida pelo INPI. O registro passa profissionalismo e seriedade, o que transmite confiança para o seu público, fazendo com que eles se sintam seguros ao comprar o produto ou serviço que você oferece.

5. Possibilidade de vender, franquear ou licenciar sua marca.

Pode até ser que você não tenha esses planos para o seu negócio agora, mas se no futuro você quiser vender, franquear ou licenciar a sua marca isso só será possível caso você possua o registro da marca no INPI.

Então o ideal já é se preocupar com o registro no início da empresa, para que depois você não corra o risco de a marca não estar mais disponível para ser registrada.

Conclusão:

Os 5 motivos apresentados mostram o quão importante e necessário é fazer o registro para garantir a proteção da sua marca.

O quanto antes você iniciar esse processo, melhor. Portanto, aproveite o início do ano e já comece 2022 tirando essa pendência da sua lista!

O primeiro passo é fazer a pesquisa de disponibilidade para verificar se o nome do seu negócio está disponível. Clique aqui e faça a pesquisa gratuita!



O que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI 
Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI