5 passos para criar uma marca memorável

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Criar uma marca pode ser algo que vem da criatividade e inspiração. Mas também é necessário técnica e conhecimento para criar uma marca memorável. Quer saber como?

De acordo com o dicionário da Oxford Languages, memorável é:

  1. que merece ser conservado na lembrança.
  2. que tem muita notoriedade; afamado, notável, célebre.

A partir disso, o que seria então uma marca memorável? Marca memorável é aquela marca que é única. Tem uma forte presença, é envolvente e consistente.

Segundo Seth Godin: “Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”

Ao parar para pensar nesse conceito, logo já é possível puxar algumas marcas na memória: Coca-Cola, Starbucks e por aí vai… Porém, não são somente marcas grandes e muito conhecidas que podem se tornar memoráveis. Por isso, no artigo abaixo você vai compreender os 5 passos para fazer com que a sua própria marca esteja sempre na lembrança dos consumidores.

O CONCEITO DE BRANDING

Talvez você ainda não tenha ouvido falar nessa palavra, mas o branding é uma das estratégias usadas por marcas para conquistar a mente e o coração dos consumidores. Ou seja, é um conjunto de ações que estarão alinhadas com o propósito, posicionamento e valores de uma marca. O principal objetivo é despertar sensações e criar conexões com as pessoas.

Logo, para se ter uma marca forte e memorável, é importante que você se preocupe em ter um bom planejamento de branding para a sua empresa. Se quiser aprofundar um pouco mais nesse assunto, recomendo aqui dois materiais gratuitos que você pode baixar acessar. O primeiro é um ebook da Rock Content, a maior empresa da América Latina em Marketing de Conteúdo. Para baixar, é só clicar aqui. O segundo material é também um ebook mas da Endeavor Brasil, uma comunidade para aceleração do empreendedorismo. Clique aqui e tenha também acesso gratuito.

OS 5 PASSOS PARA UMA MARCA MEMORÁVEL

1) Defina o posicionamento da sua marca

Uma marca que não se posiciona é uma marca que acaba sendo pouco lembrada.

É importante que cada marca tenha seus ideais, visão e valores muito bem alinhados e que defenda aquilo que propõe.

Em tempos de economia globalizada e mercados altamente competitivos é fundamental se diferenciar. Uma das boas formas de fazer isso é se posicionando.

Um exemplo prático: a Pepsi.

A Pepsi tem a Coca-Cola como maior concorrente e a empresa soube se aproveitar disso como vantagem ao lançar a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. Ou seja, ela realmente encarou e se posicionou como segunda opção dos brasileiros e fez com que essa propaganda ficasse conhecida por milhares de pessoas.

O exemplo prático citado é só um entre as variadas formas que uma empresa pode se posicionar.

Algumas outras formas que podem ser adotadas:

  • Posicionamento por preço:
    Esse tipo de estratégia tem como objetivo atrair um público X com base em seu poder aquisitivo.
  • Posicionamento por diferencial competitivo:
    Consiste em focar em uma característica que vai ser realmente o diferencial daquela marca.
  • Posicionamento por segmento de mercado:
    É o caso dos monopólios ou então empresas com nichos de mercado extremamente específicos.

Para definir o seu posicionamento é necessário que você entenda as soluções da sua empresa, estude bem o seu público alvo, conheça seus concorrentes e a partir disso escolha o melhor formato para o seu negócio.

2) Tenha uma identidade visual bem definida

Uma identidade visual adequada é uma estratégia essencial para a marca. Isso porque é possível definir de forma prática e “à primeira vista” quem é a empresa.

O visual tem que representar a essência da empresa, então a dica é ter um bom e experiente profissional que irá te ajudar a materializar isso.

3) Garanta uma excelente experiência ao cliente

O seu cliente está contente e satisfeito?

Um feedback positivo enriquece as qualidades do negócio e aproxima potenciais compradores. Por isso, proporcionar uma boa experiência ao cliente é um ponto que precisa ser levado a sério.

Um bom atendimento antes, durante e depois da compra dando suporte, segurança e confiança é importante para construir boas relações.

Dica: Considere implementar no seu processo de vendas pesquisas de satisfação do cliente para conseguir mensurar como está sendo a experiência do seu consumidor. De nada adianta tomar decisões baseadas no “achismo”. É necessário ter dados para mensurar de fato.

Aqui na Check utilizamos o formulário de NPS (Net Promoter Score). Para entender mais sobre, acesse esse conteúdo aqui.

4) Esteja presente nos espaços digitais e crie bons conteúdos

É importante que a marca tenha presença nos canais onde seu público está. O mercado digital oferece inúmeras possibilidades para que você cresça sua marca e possibilite que aos potenciais e atuais clientes conhecerem mais sobre a sua empresa.

Além disso, criar conteúdo de fato relevante para o seu mercado agrega valor e também gera maior visibilidade para a sua marca.

5) Crie um clima organizacional positivo

De nada adianta centralizar os esforços somente em fatores externos e esquecer o quão importante é dar a devida atenção para o ambiente interno da empresa.

Uma equipe motivada e engajada com certeza faz com que o clima da empresa seja mais leve, espontâneo e alegre, o que afeta diretamente nos resultados e em todos os outros pontos que tratamos aqui.

Afinal de contas, uma empresa não é nada sem pessoas.

CONCLUSÃO

Em síntese, foque em estruturar bem todos os 5 passos citados aqui acima, entrando mais minuciosamente em cada um deles para ver o que pode ser feito e melhorado.

Com esforço e dedicação, você sem dúvida pode construir uma marca memorável.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

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