8 dicas de como escolher nomes de marcas para registrar

nomes de marcas

Escolher os nomes de marcas certos é uma etapa crucial no lançamento de qualquer negócio. O nome da sua marca precisa ser único, memorável e representar a identidade da sua empresa, além de estar disponível para registro no INPI. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher um nome de marca para o seu negócio! 

1. Mantenha-o Simples 

Nomes de marcas de fácil de pronúncia são mais prováveis de serem lembrados pelos clientes. Evite termos técnicos ou jargões que podem confundir o público. 

2. Seja Único 

Evite escolher um nome que seja muito semelhante a outra marca existente, principalmente no mesmo segmento que o seu, pois isso pode causar confusão para os consumidores. Além disso você corre o risco de ter o pedido de registro de marca indeferido pelo INPI por causa da similaridade com outra marca já registrada. 

3. Faça uma Pesquisa de Marca Registrada 

Antes de se decidir por um nome, certifique-se de que ele não já não está registrado por outra empresa. Você pode realizar uma pesquisa de registro de marcas online para verificar isso. 

DICA: Escolha nomes de marcas que tenham duas palavras distintivas. Isso ajuda a marca a ser única, simples e disponível para registro! 

4. Considere o Significado 

Pense no que a sua marca representa e tente refletir isso no nome. Isso ajudará os consumidores a entenderem o que esperar dos seus produtos ou serviços. Por isso, ter um bom planejamento de comunicação pode ajudar no desenvolvimento da sua marca. 

5. Considere a Disponibilidade Online 

Se o nome que você escolheu estiver disponível para registro no INPI, verifique também se está disponível como um domínio de site ou como um nome de usuário em plataformas de mídia social. Ter uma presença online consistente com o nome da sua marca pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. 

6. Verifique o significado e pronúncia em diferentes idiomas 

Se você planeja expandir seu negócio para mercados internacionais, é importante garantir que os nomes de marcas não signifiquem algo ofensivo ou estranho em outros idiomas. 

7. Escolha um nome escalável e com potencial de branding 

Certifique-se de que o nome que você escolheu para sua marca pode crescer com o seu negócio. O nome da sua marca deve ter potencial para o desenvolvimento de uma marca forte. Deve ser algo que possa ser facilmente visualizado e que tenha a capacidade de criar uma imagem mental positiva para os consumidores. 

Evite nomes que limitam o crescimento da sua empresa a uma região específica ou a uma determinada categoria de produtos, pois o seu plano de negócios pode mudar ao decorrer dos anos e desenvolvimento da empresa!  

8. Consulte um profissional 

Se você ainda estiver com dificuldades para escolher um nome, considere a contratação de um profissional ou de uma agência especializada em criação de nomes de marcas, conhecido como NAMING. Eles podem oferecer uma perspectiva diferente e ajudar a garantir que você escolha o nome ideal para a sua marca! 

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