Preciso registrar minha marca?

preciso registrar minha marca

Você já se perguntou: será que preciso registrar minha marca? A resposta é simples: não só precisa, como deve fazer isso o quanto antes! O registro de marca é um passo crucial para proteger um dos maiores patrimônios da sua empresa. 

A internet e a exposição da sua marca 

Com o avanço da internet, sua marca ganha uma exposição sem precedentes. Isso traz inúmeras vantagens, como: 

    • Aumento do alcance da sua marca 

    • Possibilidade de atingir novos públicos 

    • Facilidade no processo de compra para seus clientes 

No entanto, essa exposição também traz riscos. Com uma visibilidade maior, sua marca fica mais suscetível a cópias e uso indevido por terceiros. Além disso, diariamente novas marcas surgem, e é inevitável que nomes similares sejam criados. Mas você não quer que a sua marca seja confundida com a do concorrente, certo? 

Proteção legal 

A única maneira de proteger legalmente sua marca é registrando-a no órgão responsável, que no Brasil é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Ao registrar sua marca, você: 

    • Torna-se o único dono legal da marca 

    • Pode usá-la como quiser em diferentes canais (site, e-commerce, loja física) 

    • Tem o direito de notificar e tomar medidas legais contra quem tentar usar sua marca indevidamente 

Com o registro você se torna dono da sua marca, além evitar se surpreender com uma notificação judicial solicitando o cessar de uso da sua própria marca. 

Mitos sobre o registro de marca 

Existem alguns mitos comuns sobre o registro de marca que precisam ser esclarecidos: 

1. “Minha marca só existe no Instagram, não preciso registrá-la” 

Falso! Não importa se sua marca está apenas no Instagram ou em outras redes sociais. O registro é importante para proteger seu negócio em qualquer plataforma. Se sua marca tem valor para você, e é divulgada em qualquer meio, você precisa garantir que ela seja sua de verdade. 

2. “O processo de registro é muito complicado” 

Embora possa parecer complexo, existem empresas especializadas que podem tornar o processo de registro de marca transparente e descomplicado. Apesar de necessitar de conhecimento específico, hoje o processo é todo feito de forma online, o que traz muita facilidade para você registrar a sua marca. 

3. “Registrar uma marca é muito caro” 

O investimento no registro de marca é muito menor do que o prejuízo que você pode ter se alguém copiar ou registrar sua marca antes de você! Imagine todo o investimento que você já fez na sua marca. Se alguém registrar um nome igual ou até mesmo parecido, você pode perder a sua marca e ter que refazer toda a sua identidade visual!  

Consequências de não registrar sua marca 

Não registrar sua marca pode trazer sérias consequências: 

    • Risco de perder o direito de usar sua própria marca 

    • Possibilidade de um concorrente registrar sua marca antes de você 

    • Dificuldade em combater o uso indevido da sua marca por terceiros 

    • Perda de todo o investimento feito em branding e identidade visual 

Sim, preciso registrar a minha marca! 

Registrar sua marca é um passo fundamental para proteger seu negócio e garantir seu crescimento a longo prazo. Não espere sua marca crescer para registrá-la. O quanto antes você iniciar o processo, mais seguro estará seu empreendimento. 

Lembre-se: dono da marca é quem registra primeiro! Proteja o seu negócio, registre sua marca e garanta o futuro do seu negócio. 

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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