A minha marca registrada foi copiada! E agora?

SAIBA COMO PROTEGER SUA MARCA REGISTRADA E GARANTIR QUE SEUS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL SEJAM RESPEITADOS

Se você investiu para registrar a sua marca garantindo que ela esteja protegida contra violações por parte de terceiros, fique tranquilo. Você tem todos os direitos sobre uma marca registrada caso ela seja alvo de uso indevido, cópia ou falsificação. Nesses casos, é importante saber os seus direitos.

Confira algumas medidas que capazes de para proteger seus direitos e garanta que a sua marca continue sendo uma vantagem competitiva para o seu negócio.

IDENTIFIQUE A VIOLAÇÃO DA MARCA REGISTRADA

O primeiro passo para proteger sua marca é identificar a violação. Isso pode ser feito por meio de um monitorando atento. Fique de olho no mercado e procure por sinais de que sua marca está sendo usada sem autorização. Esses sinais podem incluir o uso não autorizado de seu logotipo ou marca registrada, o uso de um nome comercial semelhante ao seu, ou a venda de produtos falsificados que usam sua marca. É importante guardar provas da violação.

CONTATE O INFRATOR

Uma vez que você identificou a violação da sua marca, a próxima etapa é entrar em contato com o infrator por meio de uma notificação extrajudicial. Essa notificação extrajudicial deve deixar claro que você é o detentor dos direitos da marca e que tem ela registrada em seu nome. Seja educado e profissional, mas é importante deixar claro que você é o detentor dos direitos da marca e que tem ela registrada em seu nome. O uso não autorizado é uma violação dos seus direitos de propriedade intelectual. Solicite que o infrator cesse imediatamente o uso da sua marca e peça que ele remova todos os materiais que contenham a sua marca.

CONSIDERE A MEDIAÇÃO

Se o infrator não responder positivamente à sua solicitação, você poderá recorrer a um procedimento de mediação. Ele ajuda na tentiva de resolver o conflito de forma amigável e extrajudicia. A mediação é uma maneira menos formal e menos dispendiosa de resolver disputas em comparação com o processo legal. Em muitos casos, as partes conseguem chegar a um acordo satisfatório através da mediação.

INICIE UM PROCESSO JUDICIAL

Se todas as tentativas de resolver a violação de forma amigável falharem ou se você não conseguir contatar o infrator, você pode precisar iniciar um processo judicial para proteger seus direitos de propriedade intelectual da marca registrada. Contrate um advogado especializado em propriedade intelectual para ajudá-lo a garantir seus direitos e proteger sua marca registrada.

MONITORE CONTINUAMENTE SUA MARCA REGISTRADA

Uma vez que a violação tenha sido resolvida, é importante continuar monitorando o uso da sua marca para garantir que ela não seja violada novamente.

Proteger seus direitos de propriedade intelectual é uma tarefa fundamental para garantir o sucesso de sua marca. Nunca se esqueça, se você tem sua marca registrada, ela é sua. O registro é a única forma de manter o seu negócio protegido contra cópias e usos indevidos.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

quanto custa registrar uma marca

Quanto custa registrar uma marca? 

O processo para registrar uma marca possui um custo que pode variar dependendo de alguns fatores mas, principalmente:  Taxas para registrar uma marca  O registro

patentear nome

Você sabe como patentear nome? 

Não é possível PATENTEAR nome, pois as patentes são destinadas à proteção de invenções e descobertas. No entanto, você pode REGISTRAR um nome como uma

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×