Uma mudança que fortalece ainda mais a importância de ter sua marca registrada para ter segurança nas suas campanhas de tráfego
O Google anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de julho, vai entrar em vigor uma atualização na sua política de marcas registradas. Essa nova política traz importantes mudanças para empresas que possuem o registro de marca e precisam lidar com casos de cópia ou uso indevido da sua marca em anúncios de terceiros.
De acordo com o comunicado divulgado no site da empresa, a atualização estabelece que serão aceitas e processadas “apenas denúncias de violação de marca registrada contra anunciantes e/ou anúncios específicos”. Isso significa que as denúncias, que antes poderiam ser feitas de forma geral, agora precisam ser mais específicas.
Além disso, a nota informa que, “como parte da migração para um novo sistema de aplicação de políticas e conforme novos envios forem feitos de acordo com a política atualizada, as restrições de marca registrada implementadas antes de 24 de julho de 2023 serão descontinuadas gradualmente para a maioria dos anunciantes nos próximos 12 a 18 meses. Consulte a política de marcas registradas do Google Ads para mais informações“.
O que isso interfere nas minhas campanhas de Google Ads
Quando o assunto é anunciar na maior plataforma de buscas do mundo, quem trabalha com Gestão de Tráfego ou faz uso dos Ads para o seu negócio sabe o quanto a empresa é rigorosa nas suas medidas e políticas de privacidade e proteção de marcas.
Só em 2022, por exemplo, o Google bloqueou ou removeu mais de 140 milhões de anúncios por violar a política de declarações falsas, em sua maioria anúncios que continham alguma fraude, como a prática de phishing.
Agora, com a medida que entra em vigor a partir de 24 de julho, os anunciantes terão a sua disposição um canal mais direto para denunciar o uso indevido de marcas registradas com foco específico em anúncios, facilitando o monitoramento e garantindo ao proprietário do registro um maior controle sobre os usos indevidos.
Confira alguns exemplos de restrição apontados pelo próprio Google na sua página de suporte:
- O Google vai restringir:
- Se a marca registrada for usada em um anúncio de um concorrente direto.
- Se o anúncio estiver usando a marca registrada de forma confusa, enganosa ou falsa.
Quem tem o registro sempre sai ganhando!
De forma geral, essa nova política representa mais uma vitória para quem é dono da marca e possui seu registro no INPI. Título essencial para o sucesso e fortalecimento das marcas no ambiente virtual, que ganha, ano após ano, mais recursos e regulamentações.
Se você trabalha com Gestão de Tráfego ou é proprietário de uma marca, conte com a Check para ser sua parceira no registro, que vai garantir proteção para você e também para os seus clientes.