Interior de uma cafeteria charmosa, com os utensílios e maquinário expostos em cima do balcão

Branding PARA PME’S: importância da gestão da marca

Se termos como “branding” te causam dúvidas e parece um universo distante da sua realidade, saiba que o conceito é muito mais simples do que você pensa, mesmo quando se trata de branding para PME’s. Inclusive, não tenha dúvidas de que você já praticou várias ações de branding sem saber.  

Afinal, estamos construindo e reforçando a nossa marca pessoal a todo momento: quando nos arrumamos para um encontro com alguém especial, quando nos preparamos para uma entrevista de emprego, ou até mesmo nas postagens que fazemos no Instagram. Com isso, queremos causar uma boa impressão.

Sendo assim, tenha em mente que o branding está no nosso dia a dia, mesmo que de forma pessoal, pois sempre queremos deixar marcas positivas por onde passamos. Para empresas isso não é diferente.  

Ainda que seja um termo em inglês — coisas do marketing — o branding está e deve ser inserido em negócios de qualquer porte, no mundo todo. Veja como é possível aplicar na sua pequena ou média empresa! 

O que é branding 

Branding é uma estratégia para fazer a gestão da marca. E essa estratégia é composta de várias ações, não somente criar uma marca e disponibilizá-la ao mercado. É preciso entender, por exemplo, como está sendo feito o reconhecimento dela e como torná-la mais forte e desejada pelos consumidores. 

É fácil perceber a importância do branding com exemplos práticos do dia a dia. Você já foi em um restaurante cuja comida era excelente, mas o atendimento era péssimo, e saiu de lá pensando que nem por um bom prato vale receber um atendimento ruim? 

O contrário também serve de referência. Já foi em uma cafeteria, teve de esperar alguns minutos por atendimento e, enquanto aguardava, pôde interagir com os atrativos da loja? Quando começou a se cansar da espera, surpreendeu-se com um atendimento excelente e que compensou a demora? 

Interior de uma cafeteria charmosa
O atendimento em uma cafeteria pode definir uma experiência boa ou ruim

Dessa maneira, você deve perceber que branding é muito mais que investir em propaganda, é investir no relacionamento, em ser relevante e se conectar emocionalmente com o seu público. E isso inclui pensar em todas as atividades realizadas pela empresa.  

Por que investir em ações de branding para PME’s 

Por que investir em branding se minha empresa é pequena? Ainda que as ações de gestão de marcas sejam atividades essenciais para qualquer tipo de negócio, são justamente as pequenas empresas que precisam estar ainda mais atentas a elas. 

Esse perfil de empreendimento conta com limitações — como as financeiras — que as gigantes do mercado podem não encontrar. Ou quando encontram, conseguem contorná-las muito melhor devido à base sólida que já têm no mercado.  

Com isso em mente, veja alguns benefícios da estratégia de branding para PME’s: 

  1. melhor posicionamento no seu segmento; 
  1. aumento de receitas, algo que já foi constatado em pesquisas
  1. melhor efetividade na comunicação com o público-alvo; 
  1. reforço na missão e no objetivo da marca. 

Tipos de estratégias de marketing em ações de branding

Existem muitas estratégias de marketing voltadas para gestão de marcas para as organizações. No entanto, quando o assunto é branding para pequenas empresas, destacamos: 

Construção de marca 

Para gerir bem uma marca é preciso pensar primeiro na sua construção. E construí-la significa conceber os pilares dessa marca:  

  • o que ela quer transmitir para as pessoas?  
  • quais cores representam melhor o negócio e que se pode investir na identidade visual da marca? 
  • como criar uma logo realmente conectada com a empresa? 
  • Qual o tom de comunicação? 
  • com quem a empresa precisa conversar, isto é, quem é seu público-alvo? 

Presença online

Uma boa estratégia de branding para PME’s é estar presente em ambiente online, pois é uma das ações que requer menos investimento para quem está começando e que permite interagir com seu público. 

Mulher sentada em uma mesa de madeira digitando em seu laptop
Presença online é essencial para qualquer negócio, da pequena à grande empresa

Saiba que, para quem está começando um negócio e deseja dar os primeiros passos, a maioria das ferramentas são gratuitas e fáceis de mexer. Assim, você ou uma equipe interna pode ser responsável pela gestão.  

E por que estamos falando de presença online?

Sabe por que marcas como Bombril, Maizena e Band-Aid ficaram reforçadas na cabeça dos consumidores como produtos e não como marcas próprias? Pela presença em meios acessíveis e abrangentes, a exemplo da TV. 

À época em que elas se tornaram conhecidas, não havia a força da internet como hoje e, ainda assim, o alcance foi gigantesco. Tanto é que, raramente, você vê alguém dizer que precisa comprar esponja de aço, amido de milho e curativo adesivo, certo? 

Ok, você pode estar pensando que essas são grandes marcas e que podem anunciar nos principais veículos, como a TV, com tranquilidade. Sim, isso não deixa de ser verdade.  

Mas já parou para pensar em quantas estratégias digitais existem gratuitamente e que têm enorme alcance? Inclusive, muitas são ainda mais eficientes do que as mídias tradicionais. 

Esteja nas mídias sociais

Nesse sentido, duas plataformas importantes são o Instagram e o Facebook. Há um bom tempo essas redes sociais deixaram de ser apenas canais de interação com amigos e familiares para serem excelentes ferramentas de vendas. E por que não aumentar o alcance da empresa por meio delas? 

Quem nunca entrou no Instagram para ver quantos seguidores determinada marca tinha para saber se é confiável ou não? Além disso, saiba que o Facebook segue como a principal rede social mais utilizada no mundo, sendo 130 milhões de perfis só no Brasil

Porém, a presença online não se resume às redes sociais. Se você está dando os primeiros passos e quer ir com calma nesse sentido, uma boa estratégia é investir no Google Meu Negócio.  

Tela inicial do Google Meu Negócio
Seja encontrado e interaja com seus clientes de forma gratuita

A ferramenta permite que as pessoas te encontrem de forma facilitada, afinal, todo mundo faz buscas no Google. Além de possibilitar ver o que os outros estão falando sobre a sua empresa. Por isso, essa também é uma estratégia para reforçar sua marca na mente do cliente. 

Atendimento de excelência 

Em muitos segmentos, considera-se o atendimento a alma do negócio. É pelo atendimento que o público tem contato direto com a empresa, independentemente se ela é presencial ou online, com vendas pelo site

Lembra-se da espera compensadora na cafeteria? O que justifica suas vendas, além da qualidade oferecida pelo produto, é a conexão estabelecida com seus consumidores.  

Vale ressaltar que, se você tem um espaço físico para receber os clientes, investir em um ambiente agradável, limpo, cheiroso e que transmita a identidade da empresa também são tarefas fundamentais para oferecer um atendimento excelente. 

A importância do registro de marca 

É necessário lembrar que todas as ações acima são ineficientes se você não prezar pela importância de um passo fundamental para qualquer empresa que queira se consolidar no mercado e fazer uma boa gestão da sua marca: registrá-la. 

Além de ser uma atividade estratégica e que garante segurança jurídica ao negócio, o processo de registro de marca te faz entender, inclusive, se o nome que você pretende dar à empresa pode ou não ser registrado. Aliás, você sabia que nem tudo pode ser uma marca? 

Por isso, o registro de marca é um processo fundamental e que deve estar nas primeiras etapas de abertura de qualquer negócio. É difícil imaginar, por exemplo, uma empresa elaborando várias ações de atração e retenção de clientes, se ela não fez o beabá. Depois, ela se verá obrigada a se desfazer (ou refazer) tudo aquilo que já havia planejado. 

Neste artigo, você viu como o processo de gestão de marca não é e nem deve ser estratégia apenas de grandes empresas, certo? O branding para PME’s é algo possível de se realizar e muito necessário.  

Viu também como todo o processo ajuda a construir uma boa reputação de marca, afinal, é por meio de uma gestão do negócio que ele transmitirá boa imagem, concorda? Invista nas nossas dicas e veja a sua marca se fortalecer pelo mercado! 

 

O que acha de aproveitar e entender melhor como a reputação, a imagem e o registro da marca são coisas que precisam estar lado a lado? Acesse o artigo e boa leitura! 

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