Classe de marca: por que é importante escolher a categoria correta para o registro?

Classes de marca

Classe de marca é um termo que pode parecer estranho para muitas pessoas, mas é essencial para o processo de registro de marca. A classe de marca refere-se às categorias de produtos ou serviços aos quais a sua marca está associada. Isso significa que, quando você registra sua marca, precisa escolher em qual classe ela se aplica.


Importância da classe de marca

A importância da classe de marca é que ela define a área de atuação em que sua marca será protegida. Por exemplo, se você é dono de uma empresa de vestuário e registra sua marca apenas na classe de roupas e acessórios, não estará protegido contra o uso da mesma marca por empresas em outras áreas, como a indústria alimentícia ou de eletrônicos.

Por isso, é fundamental que você escolha cuidadosamente a classe de marca que melhor representa o seu negócio e abrange todos os produtos ou serviços em que sua marca será utilizada. Às vezes, é necessário registrar sua marca em várias classes para garantir uma proteção completa dos seus produtos e serviços. É importante lembrar que, para cada classe, há uma taxa de registro específica, portanto, escolher a classe correta também pode ajudar a economizar dinheiro.

Quantas classes de marca existem

As classes de marca são definidas pela Classificação de Nice, um sistema internacional que divide os produtos e serviços em 45 classes. As primeiras 34 classes são para produtos e as últimas 11 são para serviços. Cada classe é definida por um conjunto específico de produtos ou serviços.

Ou seja, se você deseja registrar sua marca, é necessário especificar em quais categorias de produtos ou serviços ela será utilizada. Essa definição é importante porque permite que outras empresas possam registrar a mesma uma marca igual ou semelhante, mas em classes diferentes. Por exemplo, a marca “Apple” é registrada em diversas classes, como eletrônicos, software, jogos, entre outros.

Escolha corretamente a classe para garantir a proteção da sua marca

A escolha das classes corretas é fundamental para garantir a proteção adequada da sua marca. Isso porque, se você registrar sua marca em uma classe incorreta, ela não estará adequadamente protegida e poderá ficar vulnerável a contestações legais de outras empresas que atuam na mesma categoria de produtos ou serviços em que a marca foi registrada equivocadamente. Registro na categoria correta garante que sua marca esteja protegida da melhor forma possível e evitará problemas legais no futuro.

Esse processo deve, portanto, ser realizado com atenção e cuidado. Se você não tiver certeza em qual classe registrar a sua marca, é bom buscar ajuda de um profissional, e você pode contar com a gente! Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp que cuidados do seu registro de marca de forma segura, descomplicada e 100% online. 

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

registro de marca online

Como fazer o registro de marca online?

Registrar sua marca online é um processo importante para garantir a proteção do seu negócio. Isso permite que você evite problemas futuros, como a apropriação

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×