Como encontrar um nicho de mercado para pequenos negócios

nicho de mercado para pequenos negócios

Definir o nicho de mercado da sua empresa é uma das questões mais cruciais ao iniciar o seu negócio. Todas as suas ações e estratégias serão baseadas nele. Por isso, vamos dar algumas dicas para encontrar um nicho de mercado para pequenos negócios.

 

PRIMEIRAMENTE, O QUE É NICHO DE MERCADO?

Nicho de mercado é uma segmentação de um mercado, um grupo menor, dentro de um setor de mercado, com necessidades e interesses bem específicos. Encontrar esse nicho de mercado é muito importante pois vai te ajudar a investir seu trabalho e dinheiro em lugares com maior chance de sucesso.

Já ouviu o ditado “quem fala pra todo mundo não fala com ninguém”? Ele se encaixa perfeitamente com a definição de nicho de mercado. Se você tem um produto ou serviço e quer vender para todo mundo, você não foca seus esforços em resolver os problemas de ninguém.

Ter um nicho de mercado não quer dizer que você não pode vender para ninguém fora dele, mas que você vai focar seus investimentos nos interesses e necessidades de um público específico. E isso faz com que as suas chances de sucesso sejam muito maiores.

Ao começar seu negócio você especifica o seu nicho de mercado e trabalha com ele. Ao atingir notoriedade e sucesso neste nicho, é hora de expandi-lo. Claro que muito planejamento e estratégias são usados para isso, mas é um caminho natural começar de nichos específicos e caminhar para a abrangência. Hoje, podemos ver marcas famosas que realmente vendem pra todo mundo, mas não deixam de trabalhar os nichos específicos de forma estratégica.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO NICHO DE MERCADO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS?

Muitas vezes os empreendedores veem outros tendo sucesso no mercado e se inspiram. Mas é preciso ter um diferencial e não ser mais do mesmo. Você é uma confeiteira incrível e quer começar a fazer bolos para vender? Sabemos que temos muitas confeiteiras por aí, mas você pode encontrar o seu diferencial e se guiar por ele! E para definir esse diferencial, pense no seu público, nas necessidades específicas dele e como você pode ajudar.

Sabendo o diferencial dos seus produtos/serviços você conseguirá agregar mais valor ao seu produto e se destacará em meio a concorrência. Ao conseguir atender os desejos de um nicho de mercado, o seu público dará muito mais valor ao que você está oferecendo.

Além disso, ao definir o seu nicho de mercado você diminui a concorrência. Por exemplo, se você definir que será uma confeiteira que trabalha exclusivamente com bolos decorados para festas infantis, você não está concorrendo com todas as confeiteiras ou empresas que fazem bolos e doces. Você poderá se especializar em temas infantis, sabores específicos e criar suas estratégias e comunicação com essa definição como carro chefe.

MAS COMO ENCONTRAR O MEU NICHO DE MERCADO?

Sabemos que os pequenos negócios normalmente se iniciam com pouco investimento e pouca mão de obra. Ou seja, na maioria das vezes é um(a) empreendedor(a) com uma ideia e muita vontade de trabalhar!

Por isso é preciso investir esse trabalho e dinheiro em ações específicas que tem maior chance de sucesso. E definir o seu nicho de mercado é essencial para isso.

O primeiro passo para definir o nicho de mercado é entender qual problema o seu produto/serviço resolve. Nichos de mercado específicos normalmente enfrentam problemas que ainda não existem soluções no mercado. E é aí que se encontra a grande oportunidade dos empreendedores. Então temos dois caminhos a seguir:

achar um problema não resolvido de um nicho de mercado específico e criar uma solução para ele em forma de produto ou serviço;
ou estudar o produto/serviço que você quer oferecer e entender qual problema você pode resolver para um nicho específico.
Em ambos os caminhos você deverá definir com muita clareza o problema, a solução e quem tem esse problema.

Uma dica importante é ficar sempre de olho nas pesquisas de tendências de mercado que são feitas todos os anos, por exemplo pelo Sebrae ou WGSN.

A formas mais usuais de definir o seu nicho de mercado são:

Segmentação geográfica: localidade que você oferecerá seus serviços/produtos;

  • Segmentação demográfica: especificar seu público pelos seus dados demográficos, como idade, gênero, renda, grau de instrução;
  • Segmentação comportamental: definir seu nicho por hábitos de consumo;
  • Segmentação psicográfica: definir o nicho pelos valores e estilo de vida da sua persona.
DEFININDO O NICHO DE MERCADO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

Depois que você escolher o nicho de mercado que irá trabalhar, defina-o com muita clareza. Monte sua persona, criando uma pessoa como o seu cliente ideal. Defina seus valores, estilo de vida, comportamento, hábitos, informações demográficas e toda informação que for relevante. Assim, quando você for criar as suas estratégias de venda e de marketing, foque no seu nicho de mercado, nessa persona.

Não tente atingir o público todo disponível. Tenha em mente o seu nicho e a sua persona e se comunique com ele. Assim você criará um público qualificado que realmente converterá em vendas.

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