Plano de marketing é um planejamento das estratégias de marketing que irá guiar as ações durante um determinado período. Este documento irá analisar as missões e objetivos da empresa de uma forma completa e criar ações, indicadores e análises para atingir os objetivos, sem perder a identidade e missão da empresa. É um planejamento amplo, avaliando o marketing como um todo, para posteriormente criar um plano de ação para cada estratégia.
Este Plano é essencial para garantir que a comunicação da sua empresa esteja alinhada em todas as suas ações. O Plano de Marketing é especialmente necessário para os microempreendedores que, durante o ano, irão se ocupar com sua própria atividade e podem perder o foco do marketing. Por isso é ideal começar o ano com um Plano de Marketing completo e bem alinhado com a sua missão.
ETAPAS DO PLANO DE MARKETING
Um Plano de Marketing completo é constituído de diversas etapas que vão desde a avaliação do negócio até o cronograma das atividades definidas. É muito importante desenvolver todas as fases, pois cada uma serve como uma ferramenta para chegar em ações de marketing que trarão resultado para a sua empresa. As etapas do Plano de Marketing são:
- Diagnóstico
- Análise do Ambiente
- Análise da Concorrência
- Definição do público alvo e persona
- Posicionamento
- Objetivos
- Metas e indicadores
- Definição das estratégias de marketing
- Orçamento
- Cronograma
Com todas essas etapas, com certeza o documento não será curto. Mas tenha em mente que é algo de extrema importância para o seu planejamento durante todo o ano. E uma vez que este plano for realizado, anualmente você pode adaptar e criar novas versões, mantendo definições da sua empresa e modificando o que for necessário.
Por ser um documento extenso, crie-o com um visual atrativo e de fácil leitura. E tenha-o sempre em mãos para que você possa consultar quando precisar e realmente focar nos seus objetivos. No dia a dia do trabalho não é difícil se perder na rotina e esquecer os seus maiores objetivos. E o Plano de Marketing irá te ajudar a manter este foco.

ANÁLISE DO AMBIENTE E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Nesta etapa, analise o macroambiente em que seu negócio está inserido. Olhando para fora, tente detectar as tendências do seu país ou região de atuação, analisando dados demográficos, econômicos, tecnológicos, políticos e sociocultural. Depois, analise o microambiente, observando a rivalidade entre concorrentes, a atuação dos fornecedores e as suas ameaças de novos concorrentes ou novos produtos.
Dê um destaque na sua análise para a concorrência, listando seus principais concorrentes diretos, assim como os indiretos, que podem vender outros produtos ou serviços que competem com o seu. Foque em identificar a sua fatia de mercado e tentar se antecipar nas oportunidades de mercado e tendências.
PÚBLICO ALVO E PERSONA
Após entender a sua empresa e a sua concorrência, analise o seu público. O seu público-alvo é o grupo de pessoas que você irá direcionar as suas estratégias de marketing. Defina as características demográficas, psicográficas e comportamentais. Lembre-se de ser certeiro, ter um público bem definido e não tão abrangente. Lembre-se que “quem fala para todo mundo não fala para ninguém”.
Com o público alvo definido você pode criar a sua Persona. A persona é o cliente ideal para a sua empresa. Você pode criar um personagem mesmo, com comportamentos definidos, valores e desejos. Defina bem essa pessoa! Esse exercício vai te ajudar muito na hora de definir as suas ações de marketing. Com a persona criada, crie a jornada de compra dela, pensando nos comportamentos e ações desde a consideração até a efetivação da compra.
POSICIONAMENTO
Depois das análises internas, externas e de público, vamos começar a definir as suas estratégias. Defina então o seu posicionamento de mercado, o que irá te diferenciar da concorrência. Esse posicionamento deve ser único e relevante e pode considerar os atributos da sua empresa ou produto, preço, valor agregado, localização e o que mais te diferenciar dos outros.
OBJETIVOS
Essa etapa é provavelmente a mais importante de todo o Plano de Marketing. Defina os seus objetivos de forma clara e alinhados ao mercado, ao seu público alvo e ao seu posicionamento. Os seus objetivos devem ser:
- Específicos;
- Mensuráveis;
- Atingíveis;
- Realistas;
- Ter um prazo.*
*Metodologia Smart
Estes objetivos devem ser claros e divulgados para toda a sua equipe, pois eles devem guiar e motivar todas as ações da sua empresa.
Exemplos de objetivos: Captar 1.000 leads por mês; Aumentar o engajamento no instagram em 10%.
METAS E INDICADORES
Com as metas e indicadores você irá definir e mensurar os seus objetivos. Defina aqui as métricas que você irá usar para avaliar se seus objetivos e metas foram atingidos, como número de acessos no seu site, número de interações nas redes sociais, e quaisquer outras métricas que mensurem os seus objetivos.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Agora chegamos no ponto em que colocamos a mão na massa. Com todo esse entendimento do seu negócio e do seu público você irá conseguir definir estratégias de marketing muito mais específicas que irão ter chances muito maiores de êxito. Você não precisa realizar ações de marketing só porque a concorrência está fazendo. Defina as suas próprias ações, que fazem sentido para o seu negócio.
As suas estratégias de marketing devem ser focadas em atingir os objetivos que você traçou. Nessa fase você pode usar a estratégia dos 4P´s de Kotler: Preço, Produto, Praça e Promoção.

Essas estratégias devem ser listadas e, posteriormente, ter um plano tático para cada uma. Por exemplo:
Vou definir duas estratégias para meu objetivo de aumento de interação nas redes sociais:
- Postar Reels pelo menos 2x por semana
- Criar campanhas sazonais no Instagram
- Defina todas essas estratégias específicas e siga com o seu Plano de Marketing.
Quando for chegar o momento de agir, crie um plano tático para cada uma dessas estratégias.
- Criar uma linha editorial para os seus vídeos, com temas e cronogramas de postagem, gravação e edição
- Defina as datas das campanhas e crie o conteúdo que irá se tornar uma campanha de anúncios nas redes sociais.
Tente ser minucioso nesse plano tático para se organizar e conseguir colocar tudo em prática.
RECURSOS E ORÇAMENTO
Sabendo todas as ações que você quer realizar, defina quais recursos você precisa, quais já tem e quais precisa adquirir, como aquisição de ferramentas, treinamento de funcionários, despesas extras, etc. Com isso, defina o seu orçamento disponível e designe a verba para cada ação. Assim todas as suas ações estarão cobertas e, se durante o ano você tiver um dinheiro extra para investir no seu negócio, você saberá onde há uma maior necessidade e onde você conseguirá os resultados que espera.
CRONOGRAMA
Finalmente, defina como viabilizar essas ações de marketing. Quando e quem irá realiza-las são as informações cruciais nesse momento. Verifique prazos, veja se todos os objetivos são tangíveis e crie o seu plano estratégico de realização das ações de marketing, detalhando tarefas e prazos a curto, médio e longo prazo.
Pronto! Você tem em mãos o seu Plano de Marketing para 2022 que irá te orientar para alcançar os objetivos do seu negócio!
Gostou? Compartilhe com quem possa gostar também! E não se esqueça de seguir a Check Registros no Instagram para mais dicas para o seu negócio! https://www.instagram.com/checkregistros/