Como fazer um Plano de Marketing

plano de marketing

Plano de marketing é um planejamento das estratégias de marketing que irá guiar as ações durante um determinado período. Este documento irá analisar as missões e objetivos da empresa de uma forma completa e criar ações, indicadores e análises para atingir os objetivos, sem perder a identidade e missão da empresa. É um planejamento amplo, avaliando o marketing como um todo, para posteriormente criar um plano de ação para cada estratégia.

Este Plano é essencial para garantir que a comunicação da sua empresa esteja alinhada em todas as suas ações. O Plano de Marketing é especialmente necessário para os microempreendedores que, durante o ano, irão se ocupar com sua própria atividade e podem perder o foco do marketing. Por isso é ideal começar o ano com um Plano de Marketing completo e bem alinhado com a sua missão.

ETAPAS DO PLANO DE MARKETING

Um Plano de Marketing completo é constituído de diversas etapas que vão desde a avaliação do negócio até o cronograma das atividades definidas. É muito importante desenvolver todas as fases, pois cada uma serve como uma ferramenta para chegar em ações de marketing que trarão resultado para a sua empresa. As etapas do Plano de Marketing são:

  • Diagnóstico
  • Análise do Ambiente
  • Análise da Concorrência
  • Definição do público alvo e persona
  • Posicionamento
  • Objetivos
  • Metas e indicadores
  • Definição das estratégias de marketing
  • Orçamento
  • Cronograma


Com todas essas etapas, com certeza o documento não será curto. Mas tenha em mente que é algo de extrema importância para o seu planejamento durante todo o ano. E uma vez que este plano for realizado, anualmente você pode adaptar e criar novas versões, mantendo definições da sua empresa e modificando o que for necessário.

Por ser um documento extenso, crie-o com um visual atrativo e de fácil leitura. E tenha-o sempre em mãos para que você possa consultar quando precisar e realmente focar nos seus objetivos. No dia a dia do trabalho não é difícil se perder na rotina e esquecer os seus maiores objetivos. E o Plano de Marketing irá te ajudar a manter este foco.

ANÁLISE DO AMBIENTE E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Nesta etapa, analise o macroambiente em que seu negócio está inserido. Olhando para fora, tente detectar as tendências do seu país ou região de atuação, analisando dados demográficos, econômicos, tecnológicos, políticos e sociocultural. Depois, analise o microambiente, observando a rivalidade entre concorrentes, a atuação dos fornecedores e as suas ameaças de novos concorrentes ou novos produtos.

Dê um destaque na sua análise para a concorrência, listando seus principais concorrentes diretos, assim como os indiretos, que podem vender outros produtos ou serviços que competem com o seu. Foque em identificar a sua fatia de mercado e tentar se antecipar nas oportunidades de mercado e tendências.

PÚBLICO ALVO E PERSONA

Após entender a sua empresa e a sua concorrência, analise o seu público. O seu público-alvo é o grupo de pessoas que você irá direcionar as suas estratégias de marketing. Defina as características demográficas, psicográficas e comportamentais. Lembre-se de ser certeiro, ter um público bem definido e não tão abrangente. Lembre-se que “quem fala para todo mundo não fala para ninguém”.

Com o público alvo definido você pode criar a sua Persona. A persona é o cliente ideal para a sua empresa. Você pode criar um personagem mesmo, com comportamentos definidos, valores e desejos. Defina bem essa pessoa! Esse exercício vai te ajudar muito na hora de definir as suas ações de marketing. Com a persona criada, crie a jornada de compra dela, pensando nos comportamentos e ações desde a consideração até a efetivação da compra.

 

POSICIONAMENTO

Depois das análises internas, externas e de público, vamos começar a definir as suas estratégias. Defina então o seu posicionamento de mercado, o que irá te diferenciar da concorrência. Esse posicionamento deve ser único e relevante e pode considerar os atributos da sua empresa ou produto, preço, valor agregado, localização e o que mais te diferenciar dos outros.

 

OBJETIVOS

Essa etapa é provavelmente a mais importante de todo o Plano de Marketing. Defina os seus objetivos de forma clara e alinhados ao mercado, ao seu público alvo e ao seu posicionamento. Os seus objetivos devem ser:

  • Específicos;
  • Mensuráveis;
  • Atingíveis;
  • Realistas;
  • Ter um prazo.*


*Metodologia Smart

Estes objetivos devem ser claros e divulgados para toda a sua equipe, pois eles devem guiar e motivar todas as ações da sua empresa.

Exemplos de objetivos: Captar 1.000 leads por mês; Aumentar o engajamento no instagram em 10%.

METAS E INDICADORES

Com as metas e indicadores você irá definir e mensurar os seus objetivos. Defina aqui as métricas que você irá usar para avaliar se seus objetivos e metas foram atingidos, como número de acessos no seu site, número de interações nas redes sociais, e quaisquer outras métricas que mensurem os seus objetivos.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Agora chegamos no ponto em que colocamos a mão na massa. Com todo esse entendimento do seu negócio e do seu público você irá conseguir definir estratégias de marketing muito mais específicas que irão ter chances muito maiores de êxito. Você não precisa realizar ações de marketing só porque a concorrência está fazendo. Defina as suas próprias ações, que fazem sentido para o seu negócio.

As suas estratégias de marketing devem ser focadas em atingir os objetivos que você traçou. Nessa fase você pode usar a estratégia dos 4P´s de Kotler: Preço, Produto, Praça e Promoção.

Essas estratégias devem ser listadas e, posteriormente, ter um plano tático para cada uma. Por exemplo:

Vou definir duas estratégias para meu objetivo de aumento de interação nas redes sociais:

  1. Postar Reels pelo menos 2x por semana
  2. Criar campanhas sazonais no Instagram
  3. Defina todas essas estratégias específicas e siga com o seu Plano de Marketing.

 Quando for chegar o momento de agir, crie um plano tático para cada uma dessas estratégias.

  1. Criar uma linha editorial para os seus vídeos, com temas e cronogramas de postagem, gravação e edição
  2. Defina as datas das campanhas e crie o conteúdo que irá se tornar uma campanha de anúncios nas redes sociais.

Tente ser minucioso nesse plano tático para se organizar e conseguir colocar tudo em prática.

RECURSOS E ORÇAMENTO

Sabendo todas as ações que você quer realizar, defina quais recursos você precisa, quais já tem e quais precisa adquirir, como aquisição de ferramentas, treinamento de funcionários, despesas extras, etc. Com isso, defina o seu orçamento disponível e designe a verba para cada ação. Assim todas as suas ações estarão cobertas e, se durante o ano você tiver um dinheiro extra para investir no seu negócio, você saberá onde há uma maior necessidade e onde você conseguirá os resultados que espera.

CRONOGRAMA

Finalmente, defina como viabilizar essas ações de marketing. Quando e quem irá realiza-las são as informações cruciais nesse momento. Verifique prazos, veja se todos os objetivos são tangíveis e crie o seu plano estratégico de realização das ações de marketing, detalhando tarefas e prazos a curto, médio e longo prazo.

Pronto! Você tem em mãos o seu Plano de Marketing para 2022 que irá te orientar para alcançar os objetivos do seu negócio!

Gostou? Compartilhe com quem possa gostar também! E não se esqueça de seguir a Check Registros no Instagram para mais dicas para o seu negócio! https://www.instagram.com/checkregistros/

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

quanto custa registrar uma marca

Quanto custa registrar uma marca? 

O processo para registrar uma marca possui um custo que pode variar dependendo de alguns fatores mas, principalmente:  Taxas para registrar uma marca  O registro

patentear nome

Você sabe como patentear nome? 

Não é possível PATENTEAR nome, pois as patentes são destinadas à proteção de invenções e descobertas. No entanto, você pode REGISTRAR um nome como uma

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×