criar loja no instagram potencializa chances de venda

Como criar loja no Instagram: um passo a passo em 7 etapas

Vender no Instagram, hoje, é uma das maneiras mais eficazes de se fazer negócio. Além de toda a estrutura gratuita, com alguns recursos pagos, a rede social potencializa o alcance do público-alvo e oferece possibilidades de engajamento com as pessoas. 
 

Para isso, é preciso investir em algumas estratégias que, combinadas, conferem mais sucesso ainda às grandes empresas e até aos pequenos empreendedores, que querem tirar uma ideia de negócio do papel
 

Neste artigo, você vai aprender como criar loja no Instagram Shopping, além de dicas valiosas para aumentar seu alcance e chegar cada vez mais perto dos seus clientes potenciais.  

O que é o Instagram Shopping

Instagram Shopping é um recurso, disponível para as contas comerciais, que possibilita que as empresas criem sua própria loja dentro da rede social.  
 

Nelas, é possível cadastrar produtos e fazer marcações nas fotos e nos stories, de forma a direcionar o usuário interessado, por meio de um link, para efetuar a compra do produto. 
 

O Instagram Shopping só é possível em contas comerciais, categoria que oferece recursos exclusivos para os perfis que estão focados na venda de produtos. 
 

Assim, quando uma pessoa decide estar na rede social com a proposta de vender, diferentemente de um perfil comum, digamos, de pessoa física, ela tem acesso a alguns diferenciais, além do Instagram Shopping, que ajudam a potencializar as vendas. São eles:  

  • Instagram Ads, um recurso que permite anunciar os posts e alcançar com mais precisão o seu público de interesse. Por exemplo: uma segmentação que incluir médicas do sexo feminino, entre 35 e 50 anos; 
     
  • Instagram Insights, onde estão disponíveis métricas que permitem analisar as características das pessoas que seguem sua página, qual é o seu alcance e até as impressões dos posts que você publica. 
     

Toda essa estrutura online oferecida pelo Instagram é gratuita, com exceção dos recursos pagos, como é o caso dos anúncios e impulsionamentos, mas que são de escolha sua para aumentar seu alcance e, consequentemente, suas vendas. 

Na prática: como criar loja no Instagram em 7 etapas

Agora que você já sabe o que é o Instagram Shopping e as vantagens de ter um perfil comercial, veja abaixo o passo a passo em sete etapas de como criar loja no Instagram. 
 

É fundamental cumprir todas essas etapas para que você inicie suas vendas: 

1. Verifique se sua conta atende a estes requisitos

Para abrir sua loja no Instagram, é preciso estar de acordo com alguns processos e se encaixar em alguns requisitos. São eles: 

  • a loja precisa estar em um mercado disponível, ou seja, em um dos 46 países contemplados (no caso, o Brasil está); 
  • é preciso que a loja venda bens materiais e não serviços; 
  • a loja deve aceitar e cumprir o Acordo de Vendedor e as políticas comerciais do Instagram; 
  • a sua conta deve ser comercial, não vale o perfil pessoal hein; 
  • a conta precisa estar vinculada a uma página do Facebook. 
     

Para entender melhor esses dois últimos pontos, veja os passos a seguir. 

2. Tenha uma conta comercial no Instagram

Caso a sua conta no Instagram seja pessoal, veja as etapas abaixo para converter o seu perfil em uma conta comercial ou perfil de negócios

  • acesse o menu Configurações; 
  • clique em Conta e em Mudar para conta profissional; 
  • escolha a opção que se encaixa ao seu perfil, como criador de conteúdo, artista, compras e varejo, entre outras; 
  • selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz; 
  • escolha as opções de exibição do perfil. 

Além disso, caso o seu perfil pessoal seja privado, é preciso autorizar que a conta se torne pública. Dessa forma, seu perfil comercial no Instagram será criado. 

3. Vincule sua conta a um perfil no Facebook

Antes de realizar as etapas a seguir, é fundamental que você seja o administrador da página. Caso seja, siga a ordem abaixo: 

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram; 
  • escolha a opção Editar Perfil; 
  • na seção Informações comerciais públicas selecione Página; 
  • caso seja administrador de mais de uma página no Facebook, escolha aquela que você deseja conectar ao Instagram comercial; 
  • se for o caso de você não ter uma página no Facebook, é só selecionar a opção Criar uma nova Página no Facebook. 

Uma informação importante nesse processo é que você não precisa ter uma Loja em sua página do Facebook, pode ser uma página comum. 

4. Publique um catálogo de produtos 

O recurso Compras no Instagram é habilitado quando você publica o seu catálogo de produtos. E existem duas formas de se conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, veja:  

  • por meio do Gerenciador de catálogos, quando se faz essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;  

5. Peça ao Instagram para analisar sua conta 

Após ter seu catálogo criado e conectado à sua conta do Instagram com produtos cadastrados, é preciso que a rede social analise a sua conta
 

Vale ressaltar que as análises podem demorar dias, mas elas são obrigatórias. Veja o passo a passo para isso:  

  • acesse as Configurações; 
  • cadastre-se para o recurso Compras; 
  • siga as etapas para enviar sua conta para análise; 
  • sempre que quiser, acesse Compras nas Configurações e verifique como está o status. 
     

É importante saber que o Instagram pode solicitar que algumas empresas forneçam informações a mais, necessárias para comprovar a propriedade do domínio do site, se for o caso. 
 

Caso receba essa solicitação, é só seguir as etapas para concluir o processo de verificação de domínio para enviar sua conta para análise. 

6. Habilite o recurso de compras no seu perfil

Quando o Instagram analisar e aprovar sua conta você poderá habilitar o recurso de compras. Para isso:  

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram e vá até Configurações; 
  • clique em Empresas e depois em Compras; 
  • selecione o Catálogo de produtos que você deseja conectar à sua conta; 
  • toque em Concluir. 

Caso aconteça de você não encontrar a opção Compras dentro das Configurações, pode significar que a sua conta ainda está em análise. Outra possibilidade é de o Instagram não ter aprovado a utilização do recurso compras na rede social. 

7. Faça a publicação dos produtos e marque-os na loja

Depois de conferir que a revisão de conta do Instagram foi positiva, é hora de cadastrar os produtos. Este é um processo muito simples! 
 

Sendo assim, escolha a foto do produto que quer postar e siga o processo normal de postagem, para o feed ou os stories. 
 

Em posts no feed, você encontrará o botão de produto abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas. Já em posts nos stories, a tag de produtos fica dentro da aba de gifs e stickers, identificada com o desenho de uma bolsa de compras. 
 

Ao selecionar essa opção, coloque o nome, o preço e as fotos adicionais que a ferramenta possibilita colocar na página do produto. 

 

Veja estas dicas para vender mais no Instagram 

É importante que você tenha em mente que, para de fato potencializar suas vendas, é preciso adotar algumas estratégias para fazer o seu negócio bombar no Instagram.  
 

Criar uma loja no Instagram pode aumentar e muito suas chances de venda dos seus produtos

Não basta apenas criar a sua loja e esperar que os clientes venham até você. Então, para isso:  

  • planeje e crie muitos conteúdos relacionados ao seu produto nos diversos formatos, como fotos, vídeos e dicas em texto; 
  • invista muito na qualidade das fotos dos produtos e, sempre que possível, conte com modelos, para o caso de roupas, sapatos e acessórios; 
  • use sempre as ferramentas para Instagram disponíveis no mercado; 
  • escolha um “porta-voz” que será a cara da sua empresa e grave stories em que a pessoa interaja com os seguidores; 
  • defina um padrão estético para seu feed, com uma paleta de cores e fonte específicos, por exemplo; 
  • defina estrategicamente suas hashtags. 
     

Dica bônus: registre o nome da sua marca 

Agora que você já sabe tudo sobre como criar loja no Instagram e todas as dicas para vender mais online, já pode começar a planejar o registro da sua marca, uma dica que vale para pequenas a grandes empresas e, também, para microempreendedores individuais – MEI. 
 

Principalmente se você já está certo do seu negócio, do seu produto ou serviço, bem como da identidade que deseja para sua empresa, não pode correr o risco de perder o nome que escolheu, não é mesmo? E apenas o registro de marca pode lhe garantir isso.  
 

Além disso, ao fazer o passo a passo para registrar a marca, você fortalece a sua estratégia de marketing digital. Dessa forma, estará criando uma comunicação e conexão únicas com o seu cliente ao reforçar seu negócio, que será cada vez mais lembrado. 
 

Quer dar início a esse processo e garantir a exclusividade da sua marca? Comece clicando AQUI e faça uma pesquisa gratuita para descobrir se a marca que você escolheu está disponível para registro, ou seja, não foi registrada por outra pessoa ou empresa anteriormente. 
 
 

E aí, gostou dessas dicas de como criar loja no Instagram para turbinar suas vendas? Lembre-se que, além das estratégias e passo a passo, é muito importante abusar da criatividade, nunca se esquecendo de colocar a essência da sua marca nos processos. 

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