É possível mudar o nome da empresa? Como fazer?

mudar o nome da empresa

Quem nunca se arrependeu de uma escolha, seja na vida pessoal ou profissional? E quem nunca teve de mudar algum processo para ter sucesso no negócio? Sobretudo quando é preciso tomar uma decisão importante, é comum ter que voltar atrás e repensar o projeto.

Mas e quando essas adaptações dizem respeito ao nome da marca, como a necessidade de pensar em algo mais estratégico ou para substituir o que foi uma má escolha no início? É possível mudar o nome da empresa?

Sim, é possível! Porém, muitos fatores precisam ser bem avaliados para tomar uma decisão a partir da consideração de todos os prós e contras. Além disso, a escolha precisa ser feita de forma efetiva, a fim de evitar outras mudanças no futuro.

Continue a leitura para entender como funciona esse processo. Aprenda também como fazer a mudança de maneira inteligente, além de dicas que podem ajudar nesse momento.

O QUE LEVA UMA EMPRESA A MUDAR DE NOME – REBRANDING

Quando uma empresa decide mudar, de alguma forma, o seu posicionamento no mercado — e isso inclui o nome — chama-se esse processo de rebranding, que significa “reformulação”.

 

Isso quer dizer que a marca poderá ser reformulada por meio de mudanças diversas:

  • no nome;
  • na logo;
  • na identidade visual (e isso nem sempre envolve a logo);
  • no tom de comunicação com os clientes.

O rebranding consiste em investir em estratégias de evolução e aperfeiçoamento da marca. E, se você pensa que isso acontece apenas em casos de negócios que estão indo mal, não se engane.

Saiba que reformular é importante, inclusive, quando a empresa está indo tão bem que deseja alcançar novos nichos. E uma das principais ações de rebranding é a alteração no nome. Veja alguns dos principais motivos que levam a essa decisão.

MUDANÇA DE RAMO

Aqui vamos te dar um exemplo: quando se fala em Jacuzzi, você logo imagina que esse é o nome da banheira, certo? Pois saiba que essa é uma marca registrada, e não o objeto, de uma empresa ítalo-americana especializada em banheiras de hidromassagem.

Porém, banheiras era algo que os fundadores nem imaginavam produzir até o acidente com Giocondo Jacuzzi, um dos donos. Ele morreu em uma tragédia em um dos aviões produzidos na empresa. Até então, a Jacuzzi Brothers era especializada em fabricação de aeronaves.

O negócio fechou após o acidente. Anos depois, a família utilizou a expertise em fabricação de aeronaves para suprir uma demanda do mercado à época, e, assim, criou um equipamento especial para poços profundos.

A partir daí, a empresa surgiu novamente em um novo mercado e teve de se adaptar. Ou seja: foi do segmento da aviação, sob o nome de Jacuzzi Brothers, para o mercado de objetos hidráulicos como banheiras, chuveiros e pias, com o título apenas de Jacuzzi.

SEPARAÇÃO DOS SÓCIOS

Esse é um desafio para pessoas que colocam o próprio nome na empresa — ou suas iniciais. Quando há separação entre os sócios, por diversos motivos, se a organização for vendida, ela também venderá os direitos de uso do próprio nome.

Com isso, a empresa pode ter de mudar seu nome, já que um dos donos não faz parte da sociedade mais. Além do que, se o empresário que saiu quiser abrir outro negócio, não poderá utilizar o mesmo nome anteriormente, caso ele ainda esteja registrado pela empresa antiga.

ARREPENDIMENTO

O arrependimento pode acontecer, entre outros motivos, quando os donos do negócio não dedicaram tempo e estudo suficientes para escolher algo que combinasse com a atividade principal da empresa. Exemplos disso são quando a sonoridade não é adequada, a escrita é complexa, entre outros fatores.

Isso pode levar a uma não aceitação do mercado ou baixa aderência no nicho escolhido.

NOVO POSICIONAMENTO DE MARCA

No mundo todo, é possível ver empresas que precisaram se reposicionar no mercado para sobreviver. Um novo posicionamento pode ser referente à cultura, que pode se tornar obsoleta, à reformulação dos produtos e serviços, à entrada em um nicho novo, entre outros motivos.

Um bom exemplo aqui é o caso da Havaianas. Quem não se lembra daquelas tradicionais sandálias brancas com tiras azuis? Esse foi o único modelo da empresa por muitos anos e a mesmice fez com que houvesse uma queda expressiva nas vendas.

Para movimentar os negócios novamente, a Havaianas elaborou estratégias de reposicionamento e propôs vários outros modelos, mais modernos e conectados com as necessidades do mercado.

PERDA DA MARCA POR FALTA DE REGISTRO

Muitas pessoas começam suas atividades apenas escolhendo um nome. A partir daí, fazem a divulgação, imprimem materiais para enviar aos clientes e fazem todas as atividades sem registrar o nome da empresa, oficialmente, no INPI.

Seguir esse caminho é um erro, afinal, pode ser que todo o trabalho de construção da marca precise ser refeito, já que pode haver outra empresa com o mesmo nome, porém, devidamente registrada. O mesmo acontece quando a empresa não providencia a renovação do registro e perde a marca.

4 EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE MUDARAM DE NOME E SEUS MOTIVOS

Apesar de ser um processo burocrático e um tanto desafiador, mudar de nome é uma atividade comum pelo mercado. Veja alguns exemplos de empresas que tiveram bons motivos para investir em novas marcas.

1. GOOGLE – BACKRUB

Backrub era o nome do maior buscador da internet, o Google, você sabia? Porém, seus fundadores não achavam uma definição tão atraente para um mecanismo de buscas.

Por esse motivo, em 1996, resolveram mudar o nome fazendo referência ao número matemático que se chama Googol, que é 10 elevado a 100. Isso quer dizer: um número 1 seguido de cem zeros. O objetivo era transmitir a ideia de um número inimaginável de pesquisas feitas por meio do buscador.

 

2. AMARO – AREMO

No começo, a Amaro se chamava Aremo e tinha como foco o e-commerce. Porém, com o crescimento do negócio, o consumidor começou a associar a marca à outra do segmento de calçados, a Arezzo.

Para se resguardar de riscos no futuro, evitar grandes problemas jurídicos com a Arezzo e se posicionar de maneira mais clara para os consumidores, a empresa decidiu mudar de Aremo para Amaro. Foi uma boa troca, concorda?

3. PONTO – PONTO FRIO

Ainda está recente e pode ser difícil não falar “Ponto Frio” em vez de Ponto, mas a empresa mudou o nome alegando a necessidade de ir direto “ao ponto”, com simplicidade e sem enrolação.

Entre as estratégias de branding para reformular a imagem da marca está a mudança no nome e na logo da empresa. Veja como ficou.

4. DIET AYDS – AYDS

Achamos importante mencionar esse caso para você ver que nem toda mudança é significativa e trará resultados se não tiver estratégia. A marca americana de doces dietéticos Diet Ayds (1981) tinha apenas Ayds como nome até 1987, quando a epidemia de Aids se intensificou pelo mundo.

Em função da referência negativa, a empresa também adotou o “Diet”. Entretanto, parece que a mudança não surtiu muito efeito, já que os doces desapareceram do mercado anos depois.

COMO MUDAR O NOME DA EMPRESA

Viu quantas referências de mudanças significativas e outras nem tanto?

Portanto, é importante avaliar bem se a alteração é necessária e, mais do que isso, pensar em um novo nome de forma estratégica:

  • faça uma pesquisa do seu mercado e avalie o nome e a identidade visual dos seus concorrentes;
  • avalie se a mudança é realmente necessária e relevante para o negócio;
  • faça pesquisas com seu público por meio de enquetes nas redes sociais ou formulários que se pode facilmente enviar por e-mail;
  • pesquise se as opções de troca estão disponíveis para registro;
  • registre o novo nome o quanto antes;
  • informe seu público sobre a mudança.

Para finalizar, tenha em mente que muito mais do que avaliar o nome em si, é preciso pensar no negócio e na qualidade do produto ou serviço que a sua empresa oferece. Entenda que as pessoas não compram com você apenas por causa do seu nome e sim, pelo que elas recebem com a compra.

Em outras palavras, ainda mais importantes do que o nome, são a qualidade, o atendimento, o preço e o valor agregado que a empresa oferece. Investir nesses processos é se tornar uma marca valiosa para o consumidor.

Com tudo isso alinhado, caso seja realmente necessário mudar o nome da empresa, tenha certeza que o processo de alteração e adaptação será muito mais tranquilo. Mas lembre-se de registrar o novo nome para garantir a exclusividade, hein!

Ficou com dúvidas e quer entender melhor como mudar o nome do seu negócio? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

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