Marca licenciada x Marca Registrada: qual a função de cada uma?

marca licenciada

Os termos marca licenciada e marca registrada são muitas vezes confundidos ou usados de forma errônea. Seus significados e funções se misturam e fica difícil entender as diferenças entre eles. Vamos então explicar aqui a definição destes termos, a função de cada um e a relação muito importante entre eles.

O QUE É MARCA LICENCIADA?

Uma marca licenciada é aquela que fornece uma concessão para que outra empresa explore a sua marca comercialmente em um produto, serviço ou promoção. Ou seja, uma marca “fornece uma licença” para que outra empresa possa utilizá-la.

Mas por que uma marca faria isso? Principalmente para expandir seus negócios e ganhar mais visibilidade! Licenciar sua marca pode ser algo muito lucrativo para ambas as empresas. A marca licenciada estará nos produtos/serviços de outra empresa, atingindo novos públicos que talvez não atingiria em seu marketing tradicional. Além da possibilidade de receber royalties por esse licenciamento.

Enquanto a marca licenciadora, ou seja, aquela que recebeu a concessão da marca licenciada, agrega valor aos seus produtos/serviços, combina seus valores com a de outra marca para se posicionar, divulga de forma diferenciada seus produtos/serviços e, claro, espera vender mais.

Exemplos muito conhecidos de marcas licenciadas são personagens infantis da Disney estampados em mochilas, roupas e cosméticos, os diversos produtos com a estampa e nome de Romero Britto, ou as surpresinhas do Mc Lanche Feliz que apresentam diferentes marcas e personagens.

Os termos de cada concessão de marca licenciada são definidos pelas empresas em conjunto. O licenciamento pode ter um prazo, pode ser vinculado somente a um produto, pode ser apenas para um evento. Isso tudo dependerá da categoria de licenciamento, que pode ser:

  • Licenciamento de marca tradicional;
  • Licenciamento de marca promocional;
  • Licenciamento de marca live entertainment;
  • Licenciamento de marca publicitário;
  • Licenciamento de marcas collab;
  • Licenciamento de marca direct to retail;
  • e licenciamento de produtos digitais.

Você pode entender mais sobre estas categorias de licenciamento de marca em “Licenciamento de marca: o que é e por que depende do registro”.

O QUE É MARCA REGISTRADA? ®️

A marca registrada é um nome e/ou logotipo que são de propriedade de uma empresa ou pessoa. Para isso, essa empresa passa por um processo junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e registra a sua marca oficialmente em uma ou mais classes de produtos e/ou serviços.

Após o registro emitido pelo INPI, a empresa se torna oficialmente dona da sua marca e nenhuma outra empresa poderá usá-la ou registrar outra marca com o mesmo nome em todo o território nacional.

A marca registrada traz proteção e exclusividade e deve ser feita por todas as empresas, não importa seu tamanho ou tempo de negócio. A marca só é realmente sua após o seu registro de marca. Verifique aqui a disponibilidade da sua marca.

A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE MARCA LICENCIADA E MARCA REGISTRADA


Definimos então os conceitos de marca licenciada e marca registrada. E agora entendemos que: a marca registrada protege a marca contra o uso indevido por outros, enquanto a marca licenciada oficializa a possibilidade do uso da marca por outros através de uma concessão.

Agora é importante entender que, para existir uma marca licenciada, antes ela precisa ser uma marca registrada!

Isso porque uma marca, para oferecer o licenciamento à outra empresa, precisa cumprir alguns requisitos:

  • Ser reconhecida pelo público;
  • Estar consolidada no mercado;
  • E ser uma marca registrada junto ao INPI.

Estes requisitos são exigidos para que o licenciamento de marca seja justo para ambas as empresas, para que os direitos autorais daquela marca estejam devidamente protegidos e o pagamento de royalties seja possível.

Afinal, se a marca não é sua, como você vai licenciá-la à outra empresa?

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