Marca licenciada x Marca Registrada: qual a função de cada uma?

marca licenciada

Os termos marca licenciada e marca registrada são muitas vezes confundidos ou usados de forma errônea. Seus significados e funções se misturam e fica difícil entender as diferenças entre eles. Vamos então explicar aqui a definição destes termos, a função de cada um e a relação muito importante entre eles.

O QUE É MARCA LICENCIADA?

Uma marca licenciada é aquela que fornece uma concessão para que outra empresa explore a sua marca comercialmente em um produto, serviço ou promoção. Ou seja, uma marca “fornece uma licença” para que outra empresa possa utilizá-la.

Mas por que uma marca faria isso? Principalmente para expandir seus negócios e ganhar mais visibilidade! Licenciar sua marca pode ser algo muito lucrativo para ambas as empresas. A marca licenciada estará nos produtos/serviços de outra empresa, atingindo novos públicos que talvez não atingiria em seu marketing tradicional. Além da possibilidade de receber royalties por esse licenciamento.

Enquanto a marca licenciadora, ou seja, aquela que recebeu a concessão da marca licenciada, agrega valor aos seus produtos/serviços, combina seus valores com a de outra marca para se posicionar, divulga de forma diferenciada seus produtos/serviços e, claro, espera vender mais.

Exemplos muito conhecidos de marcas licenciadas são personagens infantis da Disney estampados em mochilas, roupas e cosméticos, os diversos produtos com a estampa e nome de Romero Britto, ou as surpresinhas do Mc Lanche Feliz que apresentam diferentes marcas e personagens.

Os termos de cada concessão de marca licenciada são definidos pelas empresas em conjunto. O licenciamento pode ter um prazo, pode ser vinculado somente a um produto, pode ser apenas para um evento. Isso tudo dependerá da categoria de licenciamento, que pode ser:

  • Licenciamento de marca tradicional;
  • Licenciamento de marca promocional;
  • Licenciamento de marca live entertainment;
  • Licenciamento de marca publicitário;
  • Licenciamento de marcas collab;
  • Licenciamento de marca direct to retail;
  • e licenciamento de produtos digitais.

Você pode entender mais sobre estas categorias de licenciamento de marca em “Licenciamento de marca: o que é e por que depende do registro”.

O QUE É MARCA REGISTRADA? ®️

A marca registrada é um nome e/ou logotipo que são de propriedade de uma empresa ou pessoa. Para isso, essa empresa passa por um processo junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e registra a sua marca oficialmente em uma ou mais classes de produtos e/ou serviços.

Após o registro emitido pelo INPI, a empresa se torna oficialmente dona da sua marca e nenhuma outra empresa poderá usá-la ou registrar outra marca com o mesmo nome em todo o território nacional.

A marca registrada traz proteção e exclusividade e deve ser feita por todas as empresas, não importa seu tamanho ou tempo de negócio. A marca só é realmente sua após o seu registro de marca. Verifique aqui a disponibilidade da sua marca.

A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE MARCA LICENCIADA E MARCA REGISTRADA


Definimos então os conceitos de marca licenciada e marca registrada. E agora entendemos que: a marca registrada protege a marca contra o uso indevido por outros, enquanto a marca licenciada oficializa a possibilidade do uso da marca por outros através de uma concessão.

Agora é importante entender que, para existir uma marca licenciada, antes ela precisa ser uma marca registrada!

Isso porque uma marca, para oferecer o licenciamento à outra empresa, precisa cumprir alguns requisitos:

  • Ser reconhecida pelo público;
  • Estar consolidada no mercado;
  • E ser uma marca registrada junto ao INPI.

Estes requisitos são exigidos para que o licenciamento de marca seja justo para ambas as empresas, para que os direitos autorais daquela marca estejam devidamente protegidos e o pagamento de royalties seja possível.

Afinal, se a marca não é sua, como você vai licenciá-la à outra empresa?

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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Como descobrir se uma marca já existe? 

Para descobrir se uma marca já existe você precisa realizar uma pesquisa de marca registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este

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