empreendedora planejando o marketing digital do seu negócio

Marketing Digital para pequenos negócios: como começar?

Ouvir falar em marketing digital é algo que te causa receio, por achar que essa estratégia é algo complexo e por não saber por onde começar? Saiba que, ainda que tenha seus estágios de complexidade, o marketing online pode ser mais fácil do que você imagina. E o melhor: é bem provável que você já esteja praticando sem saber

Quem empreende, independentemente do formato de trabalho e tamanho da empresa, precisa ter noções de estratégias de marketing digital para pequenos negócios. Afinal, como você já deve ter percebido, a internet está cada dia mais presente na vida dos consumidores. 

Não é preciso entender todos os processos para dar os primeiros passos. Inclusive, não é nem indicado, pois seus objetivos podem se perder pelo caminho. Veja como começar e entenda como a construção desse tipo de conhecimento tende a acontecer naturalmente.

Os benefícios do marketing digital para pequenos negócios 

Popularizou-se uma frase que teria sido dita por Bill Gates de que “se o seu negócio não está na internet, ele não existe”. Essa frase diz muito sobre a evolução dos negócios digitais e a urgência de marcar presença online. 

Realmente, uma marca que não está na internet, meio em que qualquer pessoa poderá encontrá-la facilmente, está perdendo chances valiosas de vendas. Então, o fato de estar em ambiente virtual já abre grandes oportunidades de atuação.  

planejamento de marketing digital para pme's

Mas não é só isso, é preciso elaborar bem as estratégias (e aqui você verá alguns exemplos) para colher benefícios ainda mais vantajosos como: 

Confiança na marca 

Quando uma empresa tem autoridade no que ela faz — ou mostra-se em desejo constante de adquirir essa autoridade — ela se torna referência para seus clientes e pessoas que, de alguma forma, se relacionam com a marca.  

Além do bom trabalho que executa, é desenvolvendo ações efetivas de marketing digital para pequenos negócios que essa empresa passará credibilidade e nutrirá uma relação de confiança no mercado. Ao investir em estratégias eficientes, é certo que a lembrança da organização pelo seu público seja sempre positiva. 

Presença online 

“Quem não é visto, não é lembrado” é uma das melhores frases para traduzir a importância de se manter ativo nas plataformas online, principalmente nas redes sociais. E o marketing digital está aí para que você faça bom uso dele e que os consumidores se lembrem de você. 

Atualmente — e principalmente após a vinda da covid-19 — , 74% das pessoas preferem fazer suas compras pela internet. Por isso, ela é uma importante vitrine para qualquer negócio, pois as pessoas estão lá. 

Além disso, o ambiente virtual permite que as empresas: 

  • estejam sempre acessíveis aos consumidores; 
  • mantenham seus clientes informados sobre as novidades e lançamentos do negócio; 
  • tenham um relacionamento mais próximo com os clientes (no pré e pós compra) e 
  • construam e consolidem a imagem da marca. 

Menos custos com investimentos 

Uma das grandes vantagens de investir no marketing online é percebida, principalmente, por quem tem pequenos negócios: a economia com os investimentos em propaganda e marketing. 

É justamente para esse perfil de empresa que a estratégia torna-se ainda mais necessária, pois é possível atuar em um ambiente online gastando-se menos recursos. 

Plataformas como Instagram e Facebook são ótimas ferramentas para trabalhar o marketing virtual da sua empresa. Isso porque eles demandam menos investimentos do que uma loja física, garantem mais visibilidade e oferecem vários campos de atuação para atrair, encantar, converter e reter seus clientes. 

Se você ainda não conta com recursos suficientes para implementar estratégias mais robustas, é possível dar os primeiros passos, ao fazer relacionamento com seu público e efetivar vendas. Com isso, reunindo, o dinheiro que precisa para tirar grandes projetos do papel

Melhor segmentação do seu público 

Entre os melhores benefícios que o marketing digital para pequenos negócios oferece está a segmentação correta dos seus clientes e potenciais clientes, pois ele é mais certeiro em alcançar quem você deseja.

Já passou por uma rua movimentada do comércio da sua região e, enquanto apenas atravessava de um ponto até outro, sem a menor pretensão de comprar nada, se deparou com propagandas de várias lojas ao mesmo tempo? 

Seja por meio de panfletos, do locutor anunciando as ofertas ou de cartazes nas portas, somos impactados de alguma forma. Embora essas também sejam estratégias eficientes de marketing, elas não têm como foco um público específico ou clientes em potencial, pois atingem a todas as pessoas ao redor. 

Já com marketing digital você tem muito mais chances de atrair quem realmente está interessado no seu produto ou serviço e pode manter relacionamento com quem já é seu cliente. 

Para ter ainda mais êxito na segmentação do seu público é preciso investir em indicadores e na análise de dados sobre o negócio. Adiante falaremos sobre esses pontos.  

Os desafios enfrentados ao investir em marketing digital para pequenos negócios

Você concorda que empreender não é tarefa fácil? Independentemente do ramo de atuação, todo empreendedor passa seus perrengues vez ou outra para fazer o negócio dar certo.  

Fato é que investir em ações de marketing digital requer enfrentar desafios assim e, a seguir, listamos alguns dos principais. 

Elaborar e seguir um planejamento 

Da mesma forma que você precisa ter um planejamento eficiente para fazer o negócio girar, também precisa ter um plano de ação para as estratégias de atuação online.  

Saiba que muitos empreendedores até elaboram um planejamento de atividades. O problema é ter constância para segui-lo, mudá-lo quando for necessário e tirar lições importantes das mudanças e dos resultados que obteve. 

Tenha em mente que o marketing digital é um aliado de qualquer empresa. Porém, para que ele seja eficiente, precisa ter um planejamento com atenção e coerência com as necessidades e a realidade de cada negócio. 

Investir em métricas e analisá-las 

empreendedora analisa estratégia de marketing digital de seu negócio

Pequenas empresas também precisam trabalhar com métricas e indicadores de desempenho para analisar o seu crescimento. Os dados são insumos muito importantes para o sucesso do seu trabalho, pois eles ajudam a entender qual caminho a empresa deve seguir. 

Nesse sentido, vale a pena avaliar quais resultados você deseja apurar para identificar a ferramenta certa para análise de dados. Se você investe, por exemplo, em ações de comunicação na internet para atrair mais clientes, é fundamental saber calcular se o retorno está sendo proporcional ou maior que o valor que se investiu. 

Uma das métricas financeiras mais utilizadas é o ROI (Retorno Sobre Investimento) que, de maneira geral, pode-se calcular de forma bastante simples:

Para chegar ao resultado, some a receita obtida (lucro) a partir dos investimentos nessa campanha, subtraia o valor que se investiu e depois divida por essa mesma quantia.  

Exemplo:  

ROI= R$ 5 mil (lucro) – R$ 2 mil (investido na campanha) / R$ 2 mil (investido na campanha): 

ROI = 5 – 2 /2 >> 3 /2  

ROI = 1,5 ou seja: retorno de 150%  

Com isso em mente, saiba que cada estratégia do negócio precisa de métricas bem definidas para avaliar se o retorno está sendo positivo ou não. Mas, mais importante do que definir o indicador, é analisá-lo com frequência e agir a partir dos resultados apontados por ele. 

Adaptar-se às diferentes plataformas 

O marketing digital para pequenos negócios se compõem de diversas ações voltadas para a internet e dentro dela se inserem várias plataformas, como as redes sociais — que já citamos aqui.  

No entanto, é comum o empreendedor se perder nos diferentes formatos de cada meio. Com isso, fica sem saber como criar uma linha de comunicação adaptável a todas as redes em que está presente.  

Entre os motivos estão a falta de tempo e de habilidade para lidar com essas ferramentas. Uma boa medida é investir em uma equipe especializada neste tipo de atividade. Isso contribui para que você tenha tempo para atuar de forma mais estratégica no seu negócio.  

Já se você é MEI, está começando agora e trabalha sozinho, uma boa estratégia é investir em cursos para entender como gerir essas plataformas da melhor maneira. 

4 dicas fundamentais para quem está começando 

Inicialmente, falamos que as ações de marketing digital podem ter estágios de complexidades diferentes, lembra-se?

 

No entanto, saiba que existem práticas muito acessíveis para pequenos empreendedores que estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios. Selecionamos algumas que você já pode implementar. Veja só! 

1. Conheça o perfil do seu público 

Entender a fundo qual é o seu público e quais são seus principais interesses são atividades fundamentais para conseguir propor conteúdos relevantes para essas pessoas e mantê-las engajadas com a sua marca.  

Para isso, faça enquetes nas redes sociais, peça sugestões via comentários, analise o perfil das pessoas que mais interagem com a sua página e identifique quais tipos de conteúdos contam com mais interação nas plataformas em que a sua empresa está presente. 

2. Escolha as plataformas certas para atuação online 

Criar um perfil no Instagram, no Facebook, no TikTok ou em todos esses? Isso vai depender do quanto você conhece seu público, seu mercado e dos objetivos que a empresa deseja alcançar.  

logotipos de várias redes sociais na tela do celular

Se você percebe, por exemplo, que há muito campo a se explorar no Instagram e que há pouco retorno no Facebook, por que não investir na plataforma mais vantajosa? 

Tenha em mente que para cada segmento e tipo de atividade há as redes sociais mais indicadas e você precisa descobrir qual (ou quais) mais combinam com a sua marca.  

Alguns exemplos: se você tem uma loja de roupas, o Instagram é uma ótima ferramenta para divulgação das suas peças; assim como é vantajoso para restaurantes e lojas de doces e salgados.  

Já se você trabalha com maquiagens, além das redes citadas acima, uma boa medida é criar vídeos tutoriais e postá-los em uma plataforma específica, como o YouTube. Porém, saiba que não existe rede social certa ou errada, e sim aquela mais vantajosa para dar visibilidade à sua empresa. 

3. Produza conteúdos com frequência e monitore 

Escolher em quais redes sociais criar perfis para a empresa nos leva ao próximo passo e ele precisa de muita atenção: postagem de conteúdos com frequência. Não adianta ter páginas vazias de postagens e com baixa interação, pois, como você já sabe, quem não é visto, não é lembrado. 

Porém, além da quantidade, é preciso ter qualidade na comunicação. Você deve oferecer conteúdos relevantes, engajadores e interativos para manter seu público fiel e aumentar o campo para atração de novos clientes.  

Por isso, crie um planejamento com um calendário de postagens para cada uma das redes, faça testes para identificar os dias em as pessoas mais interagem, siga o cronograma e tenha atenção ao que está sendo dito pelos clientes.  

Também é importante responder às dúvidas e questionamentos que se recebe, pois isso ajuda a conquistar uma boa reputação nas redes. Além disso, avalie a possibilidade de criar um blog para concentrar os conteúdos e ajudar no alcance da sua autoridade na internet. 

4. Formalize e registre o seu negócio 

Ainda mais importante do que estar na internet com um bom planejamento de ações de marketing é fazer tudo isso com uma marca que pertence à você e que transmita a identidade do seu negócio.  

Já pensou em ir para o Instagram, fazer um bom trabalho de engajamento, atração e retenção de clientes, criar autoridade com seu público e, de repente, ter de se desfazer de uma marca que já é referência para tantas pessoas?  

Acredite: isso pode acontecer se você pular as etapas e não formalizar o registro do nome da empresa antes de qualquer coisa. Além de ser uma estratégia para reforçar a sua presença e credibilidade online, você evitará prejuízos financeiros, caso alguém que já tenha registrado determinada marca resolva processá-lo judicialmente. 

Viu quanta coisa interessante é possível fazer para começar a investir em boas estratégias de marketing digital para pequenos negócios e o quanto isso pode alavancar o seu? Desde conhecer o seu público-alvo para conquistar mais autoridade, até registrar o seu negócio são medidas fundamentais que, desde já, você não pode negligenciá-las. 

Tem interesse em saber quanto custa registrar uma marca no INPI? Não se preocupe, pois temos um artigo que vai tirar todas as suas dúvidas referente a isso. Aproveite a leitura! 

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