Posso fazer modificações na marca de registro? 

marca de registro

Marcas estão em constante evolução e, por isso, podem mudar seus valores e até mesmo sua aparência. Mas é muito importante considerar essas mudanças na marca que você registrou no INPI. Por isso, vamos aqui esclarecer se você pode fazer modificações na marca de registro! 

Sim, você tem a permissão para fazer modificações na sua marca registrada. No entanto, é crucial lembrar que alterações significativas na marca podem trazer a necessidade de se realizar um novo registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Quais alterações podem ser feitas na marca de registro?

Pequenas alterações que não alteram a identidade da marca geralmente são aceitáveis, como pequenas variações de cor ou tipo de letra, por exemplo. Essas alterações não irão interferir no seu registro de marca. 

No entanto, se a modificação for tão significativa a ponto de criar uma identidade nova, será necessário um novo registro. Isso ocorre porque a marca registrada deve refletir a identidade da empresa conforme apresentada ao público. Se essa identidade muda significativamente, a marca registrada original já não é mais adequada e pode vir a ser alvo de um processo de caducidade. Ou seja, terceiros poderiam alegar que o seu registro de marca deveria ser anulado já que a marca de registro não está sendo usada como está no processo de registro.  

marca de registro

É sempre recomendável procurar aconselhamento legal ao considerar alterações na sua marca registrada. As empresas especializadas em propriedade intelectual podem fornecer orientação valiosa e evitar que você cometa erros que poderiam ser prejudiciais à proteção da sua marca. 

Outro ponto a considerar é que as mudanças na marca de registro devem ser estrategicamente pensadas. Uma marca é a identidade da sua empresa aos olhos do público. Alterações significativas podem afetar a percepção do público e a identidade da sua marca e devem ser pensadas em um processo completo de rebranding. 

Por exemplo, se você tem uma marca bem estabelecida e reconhecida, uma mudança significativa pode confundir seus clientes e levar à perda de negócios. Por outro lado, se a sua marca não está funcionando bem e você acredita que uma mudança poderia melhorar a sua imagem, pode valer a pena correr o risco. 

Portanto, é vital considerar os prós e contras antes de fazer qualquer modificação na sua marca. Lembre-se de que a sua marca é um dos seus ativos mais valiosos e deve ser gerenciada com o cuidado e a atenção que merece. E para te ajudar no registro da sua marca, conte com a Check

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

marca

Como descobrir se uma marca já existe? 

Para descobrir se uma marca já existe você precisa realizar uma pesquisa de marca registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×