diversos nomes de marcas estampados lado a lado

Nomes de marcas: veja 5 dicas para escolher o da sua empresa!

O que se deve considerar no momento de avaliar e escolher nomes de marcas que poderão descrever um negócio

Além de ser um processo fundamental, a escolha do nome da marca possui técnicas e aspectos para se considerar.  

Neste artigo, você vai entender a importância do nome da marca, dicas para escolher um nome e também algumas histórias de nomes de marcas famosas. Confira! 

Como escolher nomes de marcas com planejamento e pesquisa 

Com certeza você ouve o nome de muitas marcas famosas e logo vem à sua mente diversos conceitos, ideias e assimilações que dizem muito sobre o produto ou serviço que aquela empresa oferece. 

Com tantos estudos e conceitos que hoje falam sobre a escolha do nome, ela deve ser feita não apenas de forma intuitiva e sentimental, mas de maneira que aproveite, principalmente, as diretrizes técnicas disponíveis no mercado.  

O processo de escolha de um nome de marca chama-se naming, um conceito que vai muito além do simples fato de nomear uma empresa, um produto ou serviço.

Ele diz respeito à forma como uma empresa é reconhecida por seu nome, ou seja, como aquele nome comunica o objetivo, a proposta, a qualidade e a criatividade do negócio.  

Esse conceito, inclusive, está dentro da estratégia de branding de uma empresa, que diz respeito a todo o processo de gestão da marca, voltado para torná-la conhecida e reconhecida no mercado por aquilo a que se propõe.  

Para não errar na hora de escolher o nome ideal da marca da sua empresa, veja as dicas abaixo: 

Faça um levantamento de palavras-chave que falem do negócio

Direitos autorais: Rawpixel Ltd.

É indispensável realizar um brainstorming, termo que significa tempestade de ideias. Consiste em uma técnica em que, em grupo, várias pessoas batem um papo dizendo o que vêm à mente sobre determinado assunto.  

Por exemplo: em uma empresa que ofereça entrega de alimentos por aplicativo, quais são as principais ideias que surgem sobre esse negócio?  

A partir daí, podem surgir diversos nomes, ideias e ligações com a empresa, de onde poderá aparecer uma boa sugestão de nome. Esse processo também é fundamental para colocar a criatividade no contexto da busca pelo nome da marca. 

Escolha um nome claro, objetivo e fácil de lembrar 

Nomes fáceis de se lembrar e que entregam um pouco do que a empresa oferece são uma boa opção para fortalecer a marca no mercadoNomes muito difíceis ou longos demais podem dificultar a sua lembrança, o que afeta o negócio negativamente.  

Além disso, é importante considerar o contexto digital em que vivemos quando as pessoas vão buscar por seu nome nas redes sociais. 

Busque um nome único 

Assim como diversas marcas grandiosas e que são conhecidas no mundo todo, você também pode desenvolver um nome que seja poderoso.  

Como já falado, é muito importante contar com a criatividade nesse momento, inclusive considerando aspectos emocionais que você queira oferecer com o seu negócio, mas com cautela para que esse não seja o principal ingrediente.  

A técnica do brainstorming ou tempestade de ideias pode ser muito útil para isso e podem surgir insights bem interessantes. 

Considere o perfil do seu público de interesse e o que ele busca 

Ao levar em conta o seu público-alvo, a chance de se chegar a um nome atrativo e que tenha um bom posicionamento no mercado é ainda maior. 

Ao tirar um negócio do papel, você já sabe quem é seu público, o que ele gosta, o que o atrai e como deve abordá-lo.  

Essas informações, então, podem também ser consideradas no momento de escolher o nome para a sua marca, afinal, você abriu uma empresa para atender as necessidades de um grupo de pessoas.  

Veja se a marca está disponível para registro 

O registro de marca é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, um órgão ligado ao Ministério da Economia.  

Dentre os seus diversos benefícios, ele garante que só aquela empresa pode usar o nome, em todo o Brasil, o que faz com que ela consiga um melhor posicionamento no mercado, crie uma conexão maior com seus clientes, além de fatores importantes, como a possibilidade de abrir franquias.  

registro de marca pode e deve ser feito por todo o tipo de empresa, desde aquelas de pequeno, médio e grande porte, inclusive por microempreendedores individuais – MEI, que estão começando a ver o seu negócio crescer.  

Para começar esse processo, é muito importante conferir, por meio de uma pesquisa gratuita, a disponibilidade do nome no seu segmento de atuação. 

Veja os tipos de nomes de marcas 

Como deu para perceber, o processo de escolha de nomes de marcas requer estudo e estratégia. Além disso, existem também no mercado diversos tipos de nomes de marcas, cada um com seus pontos positivos e negativos.  

Alguns nomes são objetivos e, de cara, dizem do que se trata a empresa. Outros, porém, dizem mais sobre experiências ou até mesmo questões subjetivas e que com um tempo ganham outros significados atribuídos pelas pessoas. Veja alguns dos principais tipos: 

Nomes descritivos 

Indica, de forma objetiva e direta, o serviço ou produto que a empresa presta, sem deixar dúvidas quanto ao negócio. O Banco do Brasil é um exemplo disso.

O ponto positivo desse tipo é que ele mostra claramente qual é o propósito da empresa, tornando fácil o seu posicionamento no mercado. 

Nomes com siglas ou abreviações 

Esse tipo de nome de marca, geralmente, possui um nome descritivo que é encurtado. Por isso, acaba sendo fácil de se lembrar.

É o caso da IBM, por exemplo.  

Nomes inventados 

São nomes que não existem e foram criados especialmente para representar a marca. Por serem únicos, tendem a soar mais poderosos e, dificilmente, outra empresa o escolherá. 

Como exemplo, a marca Lego é a junção de duas palavras em dinamarquês e o nome significa “brincar bem”. 

Nomes sugestivos da marca 

Nesse caso, são nomes que remetem a algo relacionado à marca. A cerveja Antarctica é um exemplo desse tipo de nome, pois faz referência a uma região fria, já que se deve consumir a bebida gelada. 

Nomes que trazem experiências 

São experiências que a marca proporciona e que dizem muito mais do que apenas sobre o produto ou serviço oferecido. Como exemplo, o nome da Vivo, marca de telefonia, diz sobre uma experiência de vida com tecnologia, sempre conectado. 

Nomes próprios 

Quando é decidido que a empresa terá um nome, como do seu criador ou alguém que inspire o negócio. Como exemplo bastante conhecido, a Walt Disney, que é o nome do seu criador.  

Conheça a história de marcas conhecidas 

Agora, que você já sabe as dicas e passos para começar a pensar em um nome para sua marca, que tal conhecer a história por trás de grandes marcas, que são mundialmente conhecidas? Veja alguns exemplos: 

Amazon  

O site Amazon tem uma interessante inspiração para seu nome que pode se encaixar no tipo inventado.  

O fundador Jeff Bezos procurava um nome que começasse com a letra A, já que, em ordem alfabética, apareceria primeiro. Procurando por palavras no dicionário, ele se deparou com o nome do rio brasileiro Amazonas. Ele explica que a escolha se deu devido à dimensão do curso do rio, que é imensa e que ele gostaria que fosse a mesma que o site tivesse. 

3M 

3M é outra marca mundialmente conhecida, principalmente por conta do Post It, aquele papel de recado que vem com uma cola. O nome da marca nada mais é do que a abreviação de Minnesota Minning and Manufacturing Company ou Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota, em português.  

Assim, esse exemplo se encaixa no tipo de nome com sigla. 

Skol 

O nome da marca de cerveja Skol, que é de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, vem da palavra escandinava skål, que significa “à vossa saúde” ou “à nossa saúde”, expressões que são comuns durante os brindes. Dessa forma, esse é um bom exemplo de tipo de nome que trata da experiência que a marca proporciona. 

O que achou dessas dicas para escolher o nome da sua marca? Esse é um processo que vale a pena investir tempo e estudo, já que o nome da empresa é a sua primeira referência. Não se esqueça de incluir a pesquisa gratuita de disponibilidade da marca, para saber se ele está disponível para utilização e, claro, registro!



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