O que é razão social e como se relaciona com marca registrada?

razão social

Para abrir uma empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte, alguns processos legais são fundamentais.

Entender o que é razão social é muito importante, pois trata-se do nome sob o qual a empresa se registrará, constando sua atividade, e também uma maneira única pela qual ela será identificada, ou seja, é uma designação exclusiva do negócio.

Para ficar por dentro do assunto, neste artigo, você entenderá o que é razão social e sua importância, além da relação com o registro de marca, um processo que garante mais proteção ao negócio e à marca.

 

INICIANDO UMA MICRO OU PEQUENA EMPRESA

Ao decidir tirar uma ideia de negócio do papel, mais do que o investimento financeiro necessário, o empreendedor deve estar atento às questões jurídicas e legais que envolvem esse processo.

Existem diversos tipos de empresa, algo que dependerá principalmente do faturamento bruto do negócio. Assim, ele pode se encaixar como microempreendedor individual – MEI, microempresa, empresa de pequeno porte, dentre outros.

Para abrir uma micro ou pequena empresa, alguns passos precisam ser dados, como:

  • realizar o registro na Junta Comercial do estado ou no Portal do Empreendedor, se for MEI;
  • obter o CNPJ;
  • cadastrar a empresa na Prefeitura, para solicitação de alvará de funcionamento.

Sem esse passo a passo, a empresa não terá condições legais de funcionar e de realizar rotinas que são básicas nos negócios como, por exemplo, emissão de nota fiscal.

 

O QUE É RAZÃO SOCIAL E QUAL SUA IMPORTÂNCIA

Em meio a esse processo de abertura de um negócio, uma definição importante trata-se da escolha do nome da empresa, sendo que, para formalizar sua abertura, é preciso definir a razão social, também conhecida como nome empresarial ou o nome da pessoa jurídica.

Durante a abertura, é necessário elaborar um contrato social e, nesse documento, devem constar informações como sócios, capital social, regime tributário, qual o sistema de responsabilidade dos sócios, além do nome da pessoa jurídica, que é a razão social.

Esse é o nome que distingue a empresa das demais no momento em que é criada, além disso, é a razão social que será utilizada em contratos, notas fiscais e outros documentos legais.

A razão social é formada por três partes:

Designação: o nome específico, escolhido pelos sócios (por exemplo, Dias Junior);

  • Ramo de atividade: como comércio ou metalurgia, por exemplo;
  • Enquadramento: que pode ser S/A, Eireli, Ltda, etc.

No caso de MEI, o registro da razão social é feito no Portal do Empreendedor. Já o registro de outros tipos de empresas deve ser realizado na Junta Comercial ou no cartório do local onde a atividade vai ocorrer.

Para descobrir qual é a razão social de uma empresa, é preciso acessar o portal da Receita Federal, por meio do serviço Consulta CNPJ. Basta digitar o CNPJ em questão e serão fornecidas informações como a razão social, o porte da empresa, natureza jurídica, situação cadastral, data de abertura, dentre outras.

 

VEJA A DIFERENÇA ENTRE RAZÃO SOCIAL, NOME FANTASIA E MARCA

Agora que você já entendeu o que é razão social, precisa conhecer também o nome fantasia, que seria um nome comercial, pelo qual a empresa será conhecida no mercado, como ela será reconhecida pelos clientes ou o nome que ela estampará na fachada.

Diferentemente da razão social, o nome fantasia não é obrigatório, e é possível até existir mais de um nome fantasia ou um para cada filial da empresa.

Há ainda um outro conceito importante nesse contexto, que é o de marca. Ela traduz, de forma geral, a essência e o posicionamento do negócio, ou seja, a imagem que se deseja passar para o mercado, podendo representar o negócio em si, mas também um produto ou serviço que é oferecido pela empresa.

Mais do que um nome para execução de processos legais (razão social) ou identificação da empresa no mercado (nome fantasia), a marca traz fatores mais emocionais e subjetivos do negócio, junto a questões importantes como a identidade visual.

Assim, a escolha do nome (processo conhecido como naming), das cores, do tom de voz utilizado pela empresa, a forma como se comunica com clientes e fornecedores, definem uma marca e o seu valor, seja ele monetário ou visto da forma como os clientes a enxergam.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE MARCA

Quando a empresa deseja proteger sua marca, ela deve registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, um órgão do governo federal.

Ao solicitar o registro de marca, a empresa está garantindo, dentre diversas vantagens, o seu uso exclusivo em território nacional, assim, uma outra empresa do mesmo ramo não poderá utilizar o nome protegido.

Isso significa que, por mais que a empresa tenha realizado o registro da razão social junto ao nome fantasia, ela só estará protegida como marca após o registro junto ao INPI.

Além disso, é importante ressaltar que a proteção é garantida à empresa que realiza o registro primeiro. Assim, independentemente do tempo em que um negócio usou o nome fantasia, sem o registro no INPI, a proteção da marca não é garantida.

Dessa forma, realizar uma pesquisa gratuita para verificar se a marca está disponível, ou seja, se ninguém a registrou primeiro, é muito importante.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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Como descobrir se uma marca já existe? 

Para descobrir se uma marca já existe você precisa realizar uma pesquisa de marca registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este

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