Por que devo registrar a minha marca?

ENTENDA OS RISCOS DE NÃO PROTEGER SUA MARCA E COMO O REGISTRO PODE EVITAR PROCESSOS JUDICIAIS

Se perguntando por que registrar a sua marca? Imagina você com décadas de atuação no mercado e, de repente, precisa mudar totalmente o nome da sua empresa, a sua identidade visual e a sua logo. Isso acontece diariamente com aqueles empresários que ignoram a importância de ter uma marca registrada. A marca é o que gera autenticidade e permite a uma empresa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Se você ainda está em dúvida sobre o por que registrar a sua marca, continue lendo este artigo. Aqui listamos alguns riscos que você corre se não tiver o registro. Confira abaixo quais são eles para entender como o registro pode evitar processos judiciais.

RISCOS DE NÃO FAZER O REGISTRO DA MARCA

1- Perder posicionamento de mercado

O primeiro risco de não proteger a sua marca é a possibilidade de outra empresa usar uma marca idêntica ou semelhante à sua. Isso pode gerar confusão no mercado e afetar a reputação do seu negócio. Além disso, caso você não tenha registrado a sua marca, não há nada que impeça outra empresa de fazer o registro e se tornar a dona legal dela, o que pode levar a um processo judicial.

2- Sofrer um processo judicial

Outro motivo que explica o porque você deve registrar a sua marca é o risco é o de utilizar uma marca que já foi registrada por outra empresa. Nesse caso, a empresa que possui a marca registrada pode processar a sua empresa por uso indevido da marca, o que pode gerar prejuízos financeiros e danos à reputação do negócio.

3- Dor de cabeça e prejuízo financeiro

Além disso, em alguns casos, o uso de uma marca sem o registro pode levar a uma disputa judicial com outras empresas que têm o direito de uso da marca. Esse tipo de processo pode ser longo e custoso, além de gerar muita dor de cabeça para a empresa.

TER SUA MARCA REGISTRADA EVITA ESSES RISCOS

Deu pra perceber que o registro de marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é a forma mais eficaz de proteger a sua marca, não é mesmo? Com o registro, você se torna o dono legal da marca e pode impedir que outras empresas a utilizem de forma indevida. Além disso, caso outra empresa tente usar a sua marca, você tem o respaldo legal para tomar as medidas necessárias e evitar problemas judiciais.

A essa altura você deve ter uma resposta clara para a pergunta “por que registrar a sua marca”, não é mesmo?

O registro de marca também traz outras vantagens para o negócio, como a possibilidade de licenciamento da marca para outras empresas, o que pode gerar receita adicional para a sua empresa.

Em resumo, registrar a sua marca é fundamental para proteger o seu negócio de riscos judiciais e prejuízos financeiros. O registro de marca no INPI é uma forma rápida e segura de garantir a exclusividade de uso da sua marca. Não deixe para depois, proteja a sua marca hoje mesmo e evite problemas no futuro.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

quanto custa registrar uma marca

Quanto custa registrar uma marca? 

O processo para registrar uma marca possui um custo que pode variar dependendo de alguns fatores mas, principalmente:  Taxas para registrar uma marca  O registro

patentear nome

Você sabe como patentear nome? 

Não é possível PATENTEAR nome, pois as patentes são destinadas à proteção de invenções e descobertas. No entanto, você pode REGISTRAR um nome como uma

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×