Alguns termos são utilizados para se referir a uma marca, seja por designers, publicitários, profissionais de marketing entre outros. Mas tantas variações podem tornar o entendimento difícil e gerar dúvidas. Por isso vamos explicar nesse texto de forma clara a diferença entre marca e logotipo.
IDENTIDADE VISUAL
Ao abrir um negócio uma identidade visual é desenvolvida, que será o conjunto dos aspectos visuais utilizados para divulgar uma empresa, produto ou serviço. Essa identidade visual é construída por diferentes elementos, como cores, estilos, fontes, texturas, mascotes e, principalmente marca.
A criação da marca é um dos principais trabalhos no desenvolvimento da identidade visual, pois é ali onde tudo se encontra. Todos os atributos devem seguir os valores dessa marca que são construídos juntamente com os valores da empresa.
O QUE É MARCA?
A marca é o sinal distintivo que identifica e distingue uma empresa, produto ou serviço. A marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa. Nela podemos ter o nome, os símbolos, slogan e quaisquer elementos que remetam àquele negócio. Ela pode ser usada de forma completa, ter variações e ser aplicada em diferentes cores. Mas a marca sempre irá seguir a identidade visual desenvolvida.

O QUE É LOGOTIPO?
O logotipo por sua vez é a representação gráfica da empresa, o símbolo que representa aquela empresa. É importante ressaltar que mesmo que ele seja usado sem o nome ou os outros elementos da marca, o logotipo sozinho consegue representar o negócio.
O logotipo em si faz parte da marca. Ele, juntamente com o nome e outros elementos visuais, constituem uma marca.

E o tal do logo? Essa é somente uma abreviatura do nome logotipo. Enquanto logomarca na verdade é utilizado de forma errônea, pois devemos utilizar somente marca.
POSSO REGISTRAR MARCA E LOGOTIPO?
Sim! Você pode registrar tanto a sua marca completa, quanto o seu logotipo junto ao INPI. Na hora de realizar esses registros você terá somente que mudar o TIPO de registro.
- O registro que protege o nome e a fonética de uma marca é o Registro Nominativo;
- O registro que protege o logotipo de uma empresa é o Registro Figurativo;
- E o registro que protege a marca como um todo é o Registro Misto.

É importante ter o cuidado de escolher o tipo de registro correto para a sua empresa e enviar a marca ou logotipo corretos ao protocolar o pedido. Fique atento para que seu pedido não seja arquivado!
Na Check Registros realizamos toda a avaliação para te orientar quais tipos de registro você deve realizar e em quais classes. Essas informações são muito importantes para que você e sua marca fiquem devidamente protegidos!
Para começar o processo de registro de uma marca é preciso realizar uma pesquisa de disponibilidade para identificar se a sua marca pode ser registrada ou se já há algum registro igual ou similar no INPI. Acesse a nossa página e realize sua pesquisa de disponibilidade gratuita com a Check Registros!
Para mais informações sobre Registro de Marca, siga a Check no Instagram!