Que nome dar para lojas de roupa? Dicas e exemplos

nome para lojas de roupa

Escolher nomes para lojas de roupa não é uma tarefa fácil e imaginamos que é por precisar de ajuda que você chegou até aqui, certo? É possível que esteja pensando sobre o que é importante considerar para ter as melhores ideias e fazer uma escolha que seja original e atrativa ao mesmo tempo.

Ou, às vezes, o seu desejo é ser impactante ou até ter uma marca com nome engraçado. Se o negócio é apenas seu, é interessante que ele tenha traços da sua personalidade, já pensou nisso? E você sabia que até a imagem que você pretende passar para o mercado é importante ainda nesse processo de escolha do nome?

Vamos falar sobre o que você não pode deixar de observar para fazer a melhor escolha, como a definição correta do nome influencia o posicionamento da marca, dicas de criação e mais. Não deixe de acompanhar!

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE UM NOME

Para escolher um bom nome, toda empresa precisa percorrer um caminho, e esse caminho se chama naming, que é o processo de criação de nomes de empresas. A etapa do naming consiste, basicamente, em unir intuição, gostos pessoais, mas também algumas técnicas de mercado. Abaixo, falamos sobre alguns desses elementos.

NO PROCESSO DE CRIAÇÃO, TUDO É REFERÊNCIA

Se você é daquelas pessoas que acreditam que ver TV é coisa de pessoas alienadas, que ouvir rádio é algo ultrapassado ou que ninguém mais lê revistas físicas, é aconselhável mudar de ideia. Nesse momento de criação, toda referência é válida (e necessária).

Experimente sentar um dia em frente à TV e assistir às campanhas publicitárias, veja os nomes dessas empresas e entenda quais são as abordagens. Ou demore um tempo em frente a uma banca de revistas e repare as capas, cores, os títulos e nomes das marcas que estampam as primeiras páginas.

Quanto mais referência e contato com elementos diferentes você tiver, melhor e mais rico será o seu processo de criação e, quando você menos esperar, pode surgir aquele insight tão desejado.

O PROPÓSITO DA SUA MARCA É IMPORTANTE

Já encontrou o seu? O objetivo da sua empresa é levar opções únicas para mulheres plus size? Ou uma moda de um jeito divertido para crianças? É importante ter em mente qual é o propósito e o posicionamento da sua marca no mercado, pois isso será fundamental para traçar suas estratégias de gestão de marca no futuro.

Veja o exemplo da Fábula, marca de moda infantil. Repare que a empresa não oferece apenas vestuário para crianças, mas tem a intenção de valorizar a liberdade de ser criança na confecção das suas roupas. A premissa é dizer que não há regras na moda infantil e sim, o compromisso com o conforto e a criatividade dos pequenos.

O SEU PÚBLICO (OU QUEM DESEJA ALCANÇAR) DEVE ESTAR SEMPRE EM MENTE

No segmento da moda um erro comum é não identificar exatamente com quem você está falando. Vamos a um exemplo: veja a loja Hazô com a Lupa, que é uma marca de óculos voltada para pessoas jovens, despojadas e que desejam modelos nada convencionais de “lupas”, como a marca se refere aos óculos.

Saiba que a escolha do nome foi pensada justamente nesse público, inclusive, utilizando um jargão muito específico como o “Hazô” = arrasou. Com isso, é bem provável que pessoas menos jovens ou mais tradicionais não entendam bem o que a loja vende apenas lendo seu nome.

No entanto, o nome pode ser facilmente reconhecido pelo público que ela deseja atingir. Por isso, é muito importante levar o naming a sério e criar uma conexão com seu público-alvo já no processo de criação do nome da marca.

SER CRIATIVO É BOM, MAS SER LEMBRADO É MELHOR AINDA

Para os consumidores, pode ser ruim gostar de uma marca, mas não saber pronunciar ou escrever o nome dela. Isso, inclusive, prejudica o reforço da marca na mente do cliente, pois aquilo é mais fácil, tende a fixar melhor na cabeça das pessoas.

É como se você fizesse um jogo de palavras e dissesse as primeiras palavras que vem à mente em determinado segmento. Faça um exercício: qual é a primeira drogaria que vem à sua mente? Qual é a primeira marca de fast food? Qual o primeiro supermercado?

Porém, optar pelo simples não é sinônimo de abrir mão da originalidade e criatividade! Você pode escolher algo que seja de fácil pronúncia, escrita e lembrança, mas sem abrir mão de ser original.

PESQUISAS SOBRE A CONCORRÊNCIA E O MERCADO SÃO TAREFAS ESSENCIAIS

Para todo empreendedor ter sucesso, é preciso realizar pesquisas de mercado antes e durante a abertura do negócio. Ver os nomes de lojas adotados pelas empresas concorrentes vai ajudar a ter uma noção de possíveis opções, além de servir de inspiração para fazer algo inovador.

EXEMPLOS DE NOMES DE LOJAS DE ROUPAS – 5 NICHOS DIFERENTES

O segmento da moda é bem amplo e, cada vez mais, surgem novos nichos que são apontados de acordo com o comportamento do consumidor e suas novas necessidades. Confira nomes de empresas de alguns nichos mais comuns:

1. Infantil

2. Feminino

3. Masculino

4. Esportivo

5. Plus size

POR QUE É IMPORTANTE REGISTRAR O NOME DA MARCA

Viu que não faltam referências para nomes de lojas de roupas, né? Porém, tão relevante quanto pensar em um bom nome é providenciar o registro da marca. Esse é um passo fundamental desde o início da criação da marca, mas que muitos empreendedores se esquecem de fazer.

Assim que você e sua equipe tiverem ideias para o nome do negócio, a primeira coisa a se fazer é consultar a disponibilidade da marca no INPI. Só a partir disso é que será possível dar início ao processo de registro para que o nome escolhido seja seu legalmente.

Do contrário, você corre o risco de escolher algo que já está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e terá de repensar em novas opções de nomes para lojas de roupa. Como você viu que esse processo não é fácil, evite essa situação.

Saiba que, além da marca, também é possível registrar a logo da empresa e outros elementos que serão exclusivos.

O registro de marca é um passo tão importante que aqui vai uma curiosidade: a Burberry foi além do nome e também já registrou a estampa de padrão xadrez como sua marca, você sabia?

É importante finalizar este artigo ciente de que o processo de escolha de nomes para lojas de roupa é uma construção e você pode iniciar a partir das dicas que conferiu aqui. Comece o exercício de criação agora mesmo listando alguns elementos que são a cara da sua empresa e os insights que surgiram ao longo da leitura. Toda anotação é válida!

Quer mais inspiração? Que tal conferir algumas marcas que levam o nome dos donos?

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

marca

Como descobrir se uma marca já existe? 

Para descobrir se uma marca já existe você precisa realizar uma pesquisa de marca registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×