Que nome dar para lojas de roupa? Dicas e exemplos

Escolher nomes para lojas de roupa não é uma tarefa fácil e imaginamos que é por precisar de ajuda que você chegou até aqui, certo? É possível que esteja pensando sobre o que é importante considerar para ter as melhores ideias e fazer uma escolha que seja original e atrativa ao mesmo tempo. 

Ou, às vezes, o seu desejo é ser impactante ou até ter uma marca com nome engraçado. Se o negócio é apenas seu, é interessante que ele tenha traços da sua personalidade, já pensou nisso? E você sabia que até a imagem que você pretende passar para o mercado é importante ainda nesse processo de escolha do nome?  

Vamos falar sobre o que você não pode deixar de observar para fazer a melhor escolha, como a definição correta do nome influencia o posicionamento da marca, dicas de criação e mais. Não deixe de acompanhar! 

Como funciona o processo de definição de um nome

Para escolher um bom nome, toda empresa precisa percorrer um caminho, e esse caminho se chama naming, que é o processo de criação de nomes de empresas. A etapa do naming consiste, basicamente, em unir intuição, gostos pessoais, mas também algumas técnicas de mercado. Abaixo, falamos sobre alguns desses elementos. 

No processo de criação, tudo é referência

Se você é daquelas pessoas que acreditam que ver TV é coisa de pessoas alienadas, que ouvir rádio é algo ultrapassado ou que ninguém mais lê revistas físicas, é aconselhável mudar de ideia. Nesse momento de criação, toda referência é válida (e necessária). 

Experimente sentar um dia em frente à TV e assistir às campanhas publicitárias, veja os nomes dessas empresas e entenda quais são as abordagens. Ou demore um tempo em frente a uma banca de revistas e repare as capas, cores, os títulos e nomes das marcas que estampam as primeiras páginas.  

Quanto mais referência e contato com elementos diferentes você tiver, melhor e mais rico será o seu processo de criação e, quando você menos esperar, pode surgir aquele insight tão desejado.

O propósito da sua marca é importante

Já encontrou o seu? O objetivo da sua empresa é levar opções únicas para mulheres plus size? Ou uma moda de um jeito divertido para crianças? É importante ter em mente qual é o propósito e o posicionamento da sua marca no mercado, pois isso será fundamental para traçar suas estratégias de gestão de marca no futuro. 

Veja o exemplo da Fábula, marca de moda infantil. Repare que a empresa não oferece apenas vestuário para crianças, mas tem a intenção de valorizar a liberdade de ser criança na confecção das suas roupas. A premissa é dizer que não há regras na moda infantil e sim, o compromisso com o conforto e a criatividade dos pequenos. 

O seu público (ou quem deseja alcançar) deve estar sempre em mente

No segmento da moda um erro comum é não identificar exatamente com quem você está falando. Vamos a um exemplo: veja a loja Hazô com a Lupa, que é uma marca de óculos voltada para pessoas jovens, despojadas e que desejam modelos nada convencionais de “lupas”, como a marca se refere aos óculos. 

Saiba que a escolha do nome foi pensada justamente nesse público, inclusive, utilizando um jargão muito específico como o “Hazô” = arrasou. Com isso, é bem provável que pessoas menos jovens ou mais tradicionais não entendam bem o que a loja vende apenas lendo seu nome.  

No entanto, o nome pode ser facilmente reconhecido pelo público que ela deseja atingir. Por isso, é muito importante levar o naming a sério e criar uma conexão com seu público-alvo já no processo de criação do nome da marca. 

Ser criativo é bom, mas ser lembrado é melhor ainda

Para os consumidores, pode ser ruim gostar de uma marca, mas não saber pronunciar ou escrever o nome dela. Isso, inclusive, prejudica o reforço da marca na mente do cliente, pois aquilo é mais fácil, tende a fixar melhor na cabeça das pessoas. 

É como se você fizesse um jogo de palavras e dissesse as primeiras palavras que vem à mente em determinado segmento. Faça um exercício: qual é a primeira drogaria que vem à sua mente? Qual é a primeira marca de fast food? Qual o primeiro supermercado? 

Porém, optar pelo simples não é sinônimo de abrir mão da originalidade e criatividade! Você pode escolher algo que seja de fácil pronúncia, escrita e lembrança, mas sem abrir mão de ser original.

Pesquisas sobre a concorrência e o mercado são tarefas essenciais

Para todo empreendedor ter sucesso, é preciso realizar pesquisas de mercado antes e durante a abertura do negócio. Ver os nomes de lojas adotados pelas empresas concorrentes vai ajudar a ter uma noção de possíveis opções, além de servir de inspiração para fazer algo inovador. 

Exemplos de nomes de lojas de roupas – 5 nichos diferentes

O segmento da moda é bem amplo e, cada vez mais, surgem novos nichos que são apontados de acordo com o comportamento do consumidor e suas novas necessidades. Confira nomes de empresas de alguns nichos mais comuns: 

1. Infantil 

2. Feminino 

2. Masculino 

4. Esportivo 

5. Plus size  

Por que é importante registrar o nome da marca

Viu que não faltam referências para nomes de lojas de roupas, né? Porém, tão relevante quanto pensar em um bom nome é providenciar o registro da marca. Esse é um passo fundamental desde o início da criação da marca, mas que muitos empreendedores se esquecem de fazer.  

Assim que você e sua equipe tiverem ideias para o nome do negócio, a primeira coisa a se fazer é consultar a disponibilidade da marca no INPI. Só a partir disso é que será possível dar início ao processo de registro para que o nome escolhido seja seu legalmente.  

Do contrário, você corre o risco de escolher algo que já está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e terá de repensar em novas opções de nomes para lojas de roupa. Como você viu que esse processo não é fácil, evite essa situação. 

Saiba que, além da marca, também é possível registrar a logo da empresa e outros elementos que serão exclusivos.  

O registro de marca é um passo tão importante que aqui vai uma curiosidade: a Burberry foi além do nome e também já registrou a estampa de padrão xadrez como sua marca, você sabia?  

Burberry | Xadrez, Estampas, Burberry

É importante finalizar este artigo ciente de que o processo de escolha de nomes para lojas de roupa é uma construção e você pode iniciar a partir das dicas que conferiu aqui. Comece o exercício de criação agora mesmo listando alguns elementos que são a cara da sua empresa e os insights que surgiram ao longo da leitura. Toda anotação é válida! 

Quer mais inspiração? Que tal conferir algumas marcas que levam o nome dos donos

Sem comentários

Escreva o seu comentário

O que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI 
Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI