Registre a marca da sua empresa 100% online!

O registro de marca é muito importante para ter a propriedade da marca da sua empresa. Ele é tão essencial quanto seu CNPJ. E hoje em dia o registro ficou mais fácil e pode ser feito totalmente online. Então leia o texto e registre a marca da sua empresa sem sair de casa!

MAS O QUE É O REGISTRO DE MARCA?

O registro de marca é o documento que garante ao seu titular a exclusividade de uso da marca registrada em todo o território nacional para o segmento de produtos/serviços da empresa. Este registro é obtido pelo INPI através de um processo que dura aproximadamente de 6 meses a 1 ano.

E há algum tempo o pedido de registro de marca e o acompanhamento dele é todo feito online, não precisando ir presencialmente ao INPI ou qualquer outro órgão governamental. Isso fez com que o registro de marca pudesse ser concedido muito mais rápido, além de possibilitar que qualquer pessoa possa solicitá-lo.

 

REGISTRE SUA MARCA SEM SAIR DE CASA

Para registrar a sua marca, você precisa juntar alguns documentos e analisar algumas informações cruciais.

1. Defina a(s) classe(s) que você irá fazer o registro da sua marca
O registro de marca é feito por classes de produtos e serviços. Cada pedido de registro é feito para uma classe, mas você pode realizar quantos pedidos forem relevantes para o seu negócio.

Existem 45 classes de registro de marca entre produtos e serviços. Você precisa analisa-las e definir qual classe engloba o seu negócio. Você pode acessar a lista de classes no site do INPI.

2. Faça a pesquisa de disponibilidade
Considerando que cada marca registrada tem seu uso exclusivo em todo território nacional nas classes de registro, você não pode tentar registrar uma marca igual ou muito parecida com outra já registrada na mesma classe.

Por isso, antes de entrar com seu pedido de registro, você precisa fazer uma pesquisa e descobrir se há alguma marca registrada semelhante à sua. Se houver, não vale a pena entrar com o pedido. O ideal é pensar em termos distintivos ou outra marca para o seu negócio.

A pesquisa de disponibilidade também é feita online, no site do INPI. Mas ela tem algumas variações, como Exata, Radical e Avançada (Fuzzy e Boleana). Além disso, você pode fazer a pesquisa na classe que selecionou no 1º passo, ou em todas as classes. Essa pesquisa deve ser feita corretamente para maximizar as chances de deferimento do seu pedido de registro de marca.

3. Junte os documentos necessários
Reúna os documentos que precisa para fazer o pedido de registro, como: CNPJ ou CPF, email, telefone, arquivo da marca (não necessário somente no caso de registro de marca nominativa), lista de especificações da classe selecionada, procuração (caso seja para terceiros), e outros documentos específicos para cada tipo de registro de marca. Com esses documentos em mãos, registre a marca!

4. Cadastre-se no e-INPI
Acesse o portal do INPI e crie um login para você com um email que você tem acesso e consulta regularmente. Com este Cadastro no e-INPI você poderá fazer os passos seguintes!

5 Pague a taxa relativa ao serviço
Com o seu cadastro, emita a GRU e faça o pagamento da taxa correspondente ao serviço de registro de marca. Fique atento ao fato de que PF, MEI, EPP e ME tem desconto nesta taxa. Tenha certeza que está emitindo a GRU correta.

6. Faça o protocolo do seu pedido de registro de marca
Com os documentos em mãos e a taxa paga, você pode então peticionar o seu registro também no portal do INPI.

7. Acompanhe o seu pedido
O INPI lança semanalmente a RPI, publicação online com andamento de todos os processos no órgão. Você deve acompanhar para não perder prazos e saber em que situação está o seu processo. Lembrando que o INPI não entra em contato com ninguém, nem por telefone e nem por email. A comunicação é estritamente através das RPIs e do seu login no e-INPI. Leia sobre possíveis golpes aqui e previna-se.

VIU COMO O REGISTRO DA SUA MARCA PODE SER FEITO TOTALMENTE ONLINE?

Mas sabemos que, apesar de ser 100% online, o registro de marca tem muitas particularidades e necessita conhecimento prévio em alguns assuntos, como definição de classe e sistema de busca do INPI. Estes dois passos são cruciais no registro da sua marca, pois o registro na classe errada é o mesmo que não ter o registro; e não fazer a pesquisa corretamente e de forma completa pode acarretar em um pedido indeferido e você terá jogado dinheiro fora.

Por isso, a Check veio para desburocratizar esse processo para você e realizar todo o atendimento também de forma 100% online. Nada de reuniões intermináveis e burocracias. Vamos facilitar para você, cuidando de tudo de forma prática e confiável!

Bom, se além de dar segurança ao seu negócio, o registro de marca pode ser feito de forma 100% online, o que você está esperando? Registre a marca da sua empresa com a Check 100% online! Clique aqui!1.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

últimas postagens

quanto custa registrar uma marca

Quanto custa registrar uma marca? 

O processo para registrar uma marca possui um custo que pode variar dependendo de alguns fatores mas, principalmente:  Taxas para registrar uma marca  O registro

patentear nome

Você sabe como patentear nome? 

Não é possível PATENTEAR nome, pois as patentes são destinadas à proteção de invenções e descobertas. No entanto, você pode REGISTRAR um nome como uma

registre a sua marca!

Conte com a gente para cuidar da proteção da sua marca de forma simples e profissional!

o que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI

Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI

×