Registro de marca é para qualquer nome e negócio?

Registro de marca

Um dentista precisa fazer registro de marca? E uma advogada? Médicos também precisam? Bom, se a intenção é proteger o nome para impedir que outras pessoas o utilizem profissionalmente, a resposta é SIM!

Ainda está um pouco confuso? Calma que eu já vou explicar.

O que você precisa ter em mente é: só é dono da marca quem a registra. E isso vale para nomes próprios, de empresas, clínicas, escritórios ou consultórios.

Vamos entender melhor sobre isso neste artigo!

PARA QUE SERVE O REGISTRO DE MARCA

O registro de marca garante a exclusividade do nome escolhido em todo território nacional. Deve ser feito no único órgão responsável pela propriedade intelectual e regulamentação de marcas no Brasil: o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Após dar entrada no pedido e ter o deferimento pelo INPI a marca é oficialmente sua. Ou seja, ninguém mais terá direito de registrar uma marca igual a essa.

É bastante comum achar que esse registro é necessário apenas para empresas grandes e consolidadas no mercado.

A verdade, porém, é que o registro de marca é fundamental a qualquer empresa, não importa o segmento, tamanho e tempo de existência.

Isso quer dizer que empresas em estágio inicial também precisam se resguardar e registrar sua marca. Somente desse jeito é possível evitar cópias e a perda de exclusividade sobre ela.

Com a internet ficou muito mais fácil copiar ideias, então o nome escolhido com tanto carinho precisa de proteção, não é mesmo?

Lembre-se sempre: a propriedade da marca é de quem registra primeiro!

NOMES COMO MARCAS

Registrar o seu nome próprio ou sobrenome no INPI é tão importante quanto qualquer outro registro de marca.

Vamos imaginar a seguinte situação: você é arquiteta há alguns anos e decide criar um perfil no Instagram para divulgar seus projetos e trabalhos. Assim, você cria o perfil @nomedaarquiteta. Começa a crescer, conquista clientes e ganha certa visibilidade.

Tudo certo, então? Nada disso! Se você não registrar esse nome como marca, pode vir outra pessoa e requerer o direito sobre ele.

Nesse caso, você não poderia mais usá-lo e todo o esforço empregado para construção e consolidação da sua marca teriam sido em vão.

Isso vale para todo profissional liberal.

QUEM É PROFISSIONAL LIBERAL?

A principal característica desse tipo de profissional é a total liberdade para exercício da profissão. Ele precisa ser de nível universitário ou técnico e pode escolher trabalhar sozinho, ter sua própria empresa ou ser empregado em regime CLT.

Além disso, deve estar registrado em uma ordem ou conselho profissional. Normalmente, suas atividades são fiscalizadas e regulamentadas por uma dessas entidades de classe, que pode ser tanto a nível estadual, como federal. Como exemplo podemos citar a OAB, o CONFEA, o CFM, os CREA, CRC, dentre outros.

ATENÇÃO! É o registro profissional nesses órgãos que vai ajudar a comprovar para o INPI que você atua de forma lícita e pode registrar uma marca.

Conforme a CNPL – Confederação Nacional dos Profissionais Liberais, as categorias que se enquadram são as seguintes:

  • Administradores
  • Advogados
  • Agrônomos
  • Arquivistas
  • Profissional de Tecnologia de Informação (TI)
  • Arquitetos
  • Artistas
  • Atores
  • Autores Teatrais
  • Atuários
  • Bacharéis em Ciências da Computação
  • Bibliotecários
  • Biólogos
  • Biomédicos
  • Cenógrafos
  • Compositores Artísticos, Musicais e Plásticos
  • Contadores
  • Corretores de Imóveis
  • Economistas
  • Educadores Físicos
  • Enfermeiros
  • Engenheiros
  •  Enólogos
  • Escritores
  • Estatísticos
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos
  • Fotógrafos
  • Geólogos
  • Jornalistas
  • Leiloeiros
  • Médicos
  • Médicos Veterinários
  • Museólogos
  • Músicos
  • Nutricionistas
  • Oceanógrafos
  • Odontologistas
  • Parteiras
  • Professores (particulares)
  • Protéticos Dentários
  • Psicólogos
  • Publicitários
  • Químicos
  • Relações Públicas
  • Sociólogos
  • Técnicos em Contabilidade
  • Técnicos Agrícolas
  • Técnicos Industriais
  • Técnico em Informática
  • Tecnólogos
  • Técnico em Radiologia
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Tradutores
  • Zootecnistas
POR QUE O PROFISSIONAL LIBERAL DEVE FAZER REGISTRO DE MARCA?

Acredito que já tenha ficado claro a importância do registro de marca para se proteger contra uso indevido.

Em mercados onde há grande concorrência, principalmente com o crescimento do digital, ele se torna questão de sobrevivência.

Além da garantia de exclusividade, outro benefício é o aumento da credibilidade. Marcas registradas passam mais confiança para quem contrata seus serviços, ganhando relevância e maior valor agregado.

CONSULTÓRIO OU ESCRITÓRIO COMO MARCA

E se, ao invés do nome próprio, você quiser divulgar a marca da agência, da clínica, do consultório, do escritório, da loja, do coletivo etc?

A regra é a mesma e também precisa ser registrada!

O CNPJ até pode já ser seu e é essencial para sua empresa existir como pessoa jurídica. Mas sem o registro da marca ela estará descoberta correndo risco de ser copiada.

E se o domínio com a marca estiver registrado? Só isso também não adianta. Ele vai garantir o endereço eletrônico de mesmo nome, assim como o @do Instagram, o que facilita para seus clientes encontrarem você.

Porém, somente o registro no INPI vai lhe conceder a exclusividade da marca escolhida de Norte a Sul do País.

COMO SABER A DISPONIBILIDADE DA MARCA?

Quando se registra uma marca, está se resguardando um dos bens mais preciosos de qualquer negócio. Assim, qualquer pessoa que tente copiá-la pode até ser notificada judicialmente.

Portanto, a primeira coisa a se fazer no processo é verificar a disponibilidade da marca. Ou seja, certificar-se de que ela seja inédita, não tendo sido registrada anteriormente.

Aqui na Check realizamos essa pesquisa gratuitamente para você. Basta responder algumas perguntas simples e te informamos se o nome desejado está disponível ou não.

E O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO COMO MARCA?

Você deve estar se perguntando se qualquer coisa mesmo pode ser registrada como marca. Embora haja uma abertura grande, a Lei de Propriedade Industrial tem um artigo que trata especificamente do que não é aceito.

brasão, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumento oficiais, bem como a respectiva designação, figura ou imitação. Portanto, nada de incluir bandeira do Brasil em logotipos, por exemplo;
expressão, figura, desenho ou qualquer outro sinal contrário à moral e aos bons costumes ou que ofenda a honra ou imagem de pessoas ou atente contra liberdade de consciência, crença, culto religioso ou idéia e sentimento dignos de respeito e veneração;
sinal ou expressão empregada apenas como meio de propaganda. Nesse caso é possível recorrer à proteção por direito autoral, que pode ser solicitado junto à Biblioteca Nacional;
nome civil ou sua assinatura, nome de família ou patronímico e imagem de terceiros, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores;
pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores. Exemplos: “Pelé” e “Roberto Carlos”.
Para conferir todas as restrições, sugiro ler o texto completo que está disponível no site do Governo Federal.

Ficou mais claro agora sobre o processo de registro de marca para nomes próprios e negócios relacionados a profissionais liberais?

Se você entendeu a necessidade dele para crescimento da sua marca, com segurança, credibilidade e valor de mercado, nossa missão foi concluída 🙂

E se ainda ficou qualquer dúvida sobre o tema, pergunte nos comentários!

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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Como descobrir se uma marca já existe? 

Para descobrir se uma marca já existe você precisa realizar uma pesquisa de marca registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este

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