Registro de marca para blog? Sim, e também para canais no YouTube

registro de marca para blog

Você possui um blog, registrou o domínio dele e também criou um canal no YouTube. Agora, ninguém mais poderá copiar o nome que você escolheu, certo? Errado!

Esse é um dos temas que mais geram dúvidas sobre o registro de marca. Isso porque, para que sua empresa garanta a exclusividade e as vantagens trazidas ao registrar uma marca, é preciso fazer o registro junto ao INPI.

Para não perder o nome e a reputação que demorou tanto para construir, neste artigo, você vai entender a diferença entre registro de marca e registro de domínio e site. Além de saber mais sobre a importância do registro de marca para blog ou canal do YouTube.

VEJA COMO FUNCIONA O REGISTRO DE DOMÍNIO E SITE

O registro de domínio, mais conhecido como endereço do site, é a forma que um usuário tem de acessar um site.

Existem diversos tipos de extensão e a mais comum e reconhecida pelos usuários no Brasil é o “.com.br”. Há também para outras categorias e setores, como o domínio para instituições de ensino superior, que usam o “edu.br”.

A regulamentação dos registros de domínios é feita pela Registro.BR, do Governo Federal. Para fazer um registro de domínio e a manutenção anual, deve ser pago, por ano, um valor de R$ 40,00.

Após o registro do domínio, não se permite a mudança do nome ou cancelamento da inscrição. Para isso, é necessário aguardar o período de um ano para poder cancelar o registro ou optar pela continuidade.

ENTENDA O QUE É O REGISTRO DE MARCA

O registro de marca é um processo realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Esse é um órgão do Ministério da Economia que fica responsável pela proteção da propriedade industrial, como registros de marcas e patentes. É ele também responsável por determinar o que pode e não pode ser registrado como marca.

Ao realizar o registro, a empresa agrega diversas vantagens para seu negócio. A principal delas é o direito de usar, com exclusividade, o nome da marca registrada em todo o território brasileiro.

Há ainda outros benefícios, como:

  • maior conexão com os clientes;
  • mais possibilidades de explorar a marca;
  • mais credibilidade e reconhecimento no mercado;
  • atendimento às especificações técnicas da Lei de Propriedade Industrial ( nº 9.279);
  • autorização para abrir franquias do negócio;
  • permissão para licenciar a marca, para que outras empresas a explorem também, o que pode atrair novos negócios e mercados.

Antes de iniciar o registro de marca, é importante que seja feita uma consulta gratuita para conferir se o nome que escolheu está disponível para registro no INPI.

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE REGISTRAR UM BLOG OU CANAL DO YOUTUBE COMO MARCA.

Como deu para perceber, o registro de domínio do site e o registro de marca são processos diferentes, mas complementares.

Há também a criação do canal no YouTube. Essa é outra situação que, por si só, não garante a exclusividade do uso de um nome ou logotipo, por exemplo.

Dessa forma, além de ter que registrar um domínio e criar um canal no YouTube, é fundamental realizar o registro de marca para blog e o ambiente de vídeos.

Afinal, blogueiros e donos de canais no YouTube, geralmente, têm o objetivo de criar conteúdos ricos e diferenciados que gerarão acessos e interação para influenciar seguidores e, consequentemente, ganhos financeiros.

Assim, imagine a seguinte situação: você possui um canal no YouTube e um blog com domínio chamado “Lar das ideias”, que presta consultorias financeiras. É um espaço virtual que funciona há mais de cinco anos e possui centenas de milhares de seguidores. Agora, você começou a vender produtos digitais, como e-books e cursos.

Porém, um dia, recebe uma notificação de uma marca que também atua no mesmo segmento e possui o nome “Lar das ideias”. Ela teve o registro feito junto ao INPI e não quer mais que você utilize esse nome que é exclusivo dela.

Já imaginou como será complicado e haverá diversas perdas para o trabalho que você construiu ao longo dos anos? Especialmente relacionados ao engajamento que o “Lar das ideias” já possui junto aos seguidores.

Esse é apenas um dos riscos que você corre ao não registrar a marca do seu blog ou canal do YouTube.

Por isso, é muito importante que, desde pequenas empresas até grandes negócios planejem realizar o registro de marca para blog e YouTube. Com isso, garantem-se todas as vantagens que esse processo proporciona.

Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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