carteira de trabalho digital

Saiba o que é a carteira de trabalho digital e como utilizá-la

A Carteira de Trabalho,  conhecida também como Carteira Profissional, é um documento usado para registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT e informações importantes de registros como: data de admissão e de saída do emprego, salário, tempo do vínculo empregatício, férias, entre outras.

O Ministério da Economia, com o intuito de modernizar e facilitar o acesso de trabalhadores e empregadores, lançou um novo modelo, a Carteira de Trabalho Digital, em setembro de 2019, para substituir o documento impresso.

Carteira de Trabalho Digital: o que é?

Com a mesma função de registrar a vida do trabalhador e garantir acesso aos direitos trabalhistas previstos por lei, a Carteira Digital é um documento igual ao modelo antigo, porém, agora é digital e pode ser acessado por diferentes plataformas, como computador ou celular, por, exemplo.

E o que vai mudar com esse novo modelo?

carteira de trabalho digital

O novo modelo digital vai trazer muitas vantagens para os trabalhadores e empregadores. Além de ser mais acessível, também vai trazer a redução de custos e serviços burocráticos. 

Um exemplo dessa facilidade é quanto ao modo de emissão, se antes o novo contratado tinha que ir pessoalmente fazer a carteira, hoje, ele poderá fazer de forma mais simples e rápida, pois, ela pode ser feita eletronicamente.

Outra vantagem que a carteira de trabalho digital trouxe é quanto a apresentação do documento ao novo empregador. Por ser digital, agora, é necessário apenas  informar o número do CPF do novo contratado e o registro será feito de modo digital.

Além disso, para resolver problemas e pendências, o trabalhador poderá acessar os dados eletronicamente via aplicativo (IOS ou ANDROID) ou pelo site gov.br, sem precisar ir pessoalmente a uma agência de trabalho. 

E todos esses processos podem ser feitos de forma simples, já que o site disponibiliza um passo a passo que orienta de forma objetiva como fazer a emissão do documento no formato digital e também como instalar e utilizar o aplicativo. 

No entanto, vale a pena salientar que o trabalhador que já possui o documento original em formato físico deve guardá-lo, mesmo que já tenha feito a emissão no formato digital.

Isso porque o documento original funciona como um comprovante de tempo de trabalho anterior, mesmo que a  carteira digital mostre as informações de  contratos de trabalho antigos.

A contabilidade da sua empresa está preparada para essa mudança?

Tendo em vista a alta responsabilidade pela manutenção das carteiras físicas, e também pela redução de custos no manuseio e deslocamento, pode-se dizer que a carteira de trabalho digital trouxe grandes vantagens para o empregador.

No entanto, é necessário que a contabilidade da sua empresa saiba explorar todas essas vantagens, livrando o seu negócio de burocracias e  gastos desnecessários.

Em razão disso, busque por um serviço de contabilidade digital, consultivo, com profissionais sempre atualizados,  especializados, e que ofereça o melhor atendimento para sanar todas as suas dúvidas. 
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Lucralize, em que você pode encontrar conteúdos exclusivos sobre contabilidade consultiva, tecnologia e inovação.



O que você quer fazer hoje?

Quero verificar se a minha marca está disponível para registro no INPI 
Já estou pronto(a) para iniciar o registro no INPI