Como criar um slogan incrível para sua marca

slogan

A criação de uma marca se dá desde o momento em que ela é idealizada até a forma como ela é comunicada durante a existência do negócio. Ou seja, estamos sendo criando, inovando e reforçando uma marca para ela se manter relevante. O slogan é muito importante para expressar algo importante que vai além da sua identidade visual. Por isso, vamos falar hoje sobre como criar um slogan de sucesso para o seu negócio!

AFINAL, O QUE É UM SLOGAN?

Você pode não saber o que a palavra slogan significa, mas com certeza conhece algum! A expressão “É impossível comer um só!” te lembra alguma coisa? Ou quando eu te falo “Tem 1001 utilidades” você se lembra de algum produto? Isso são slogans!

Uma expressão curta, direta e que expressa o conceito de uma marca é um slogan. Ele é muito usado em campanhas publicitárias para que o consumidor associe a frase à marca e se lembre dela facilmente.

COMO POSSO CRIAR UM SLOGAN?

Criar slogans não é tarefa fácil, já que é muito desafiador resumir todo o conceito de uma marca ou produto/serviço em uma curta frase. Os slogans mais famosos vieram das mentes publicitárias mais brilhantes e realmente fixam a marca na cabeça das pessoas.

Alguns passos podem te ajudar a criar um slogan incrível:

1. AVALIE A IMAGEM E A IDENTIDADE DA SUA MARCA.

Compare o que o seu consumidor e os seus stakeholders pensam de você com o que você gostaria de transmitir para eles. O slogan pode te ajudar a deixar em evidência alguma característica importante para a sua marca, fortalecendo o seu posicionamento no mercado.

O slogan “A gente se liga em você” da Globo representa uma característica importante da emissora, de que a Globo está por dentro dos interesses do seu público, criando conteúdo com base no que eles querem assistir. Outro slogan de sucesso da mesma marca é “Globo. A gente se vê por aqui”, novamente exaltando o relacionamento com o telespectador.

2. O QUE O TORNA DIFERENTE DOS SEUS CONCORRENTES?

Use como parte do seu slogan aquilo que faz da sua marca diferente dos seus concorrentes diretos e indiretos. É mais fácil criar um slogan de sucesso baseado em uma informação que as pessoas já conhecem sobre a sua marca que é reafirmada pelo slogan, do que inserir algo desconhecido. Muito importante aqui é ser honesto, não vanglorizar demais o seu produto, mas sim citar algo memorável para os seus consumidores.

Um exemplo é o “Pergunta no Posto Ipiranga”! O slogan não fala sobre o serviço principal da marca, que é vender combustível. Mas utiliza algo reconhecido pelo público alvo deles e, com um pouco de humor, se tornou um sucesso. Esse slogan fortaleceu a marca da rede de combustíveis e foi além das propagandas básicas de posto de combustível.

3. SEJA SIMPLES E OBJETIVO!

Uma das características mais importantes de um slogan é ser simples! O simples é mais fácil de ser lembrado e será mais impactante. Uma frase curta lida e entendida de forma rápida vai atingir mais pessoas e impactar de forma eficiente.

Enquanto a frase objetiva informará o posicionamento de forma direta e sem rodeios, garantindo uma facilidade de entendimento e memorização.

Tem algum slogan mais famoso que “Just do it” da Nike? São 3 palavras que representam a empresa de forma objetiva, suscinta e extremamente impactante. Tanto que é reconhecida no mundo todo, mesmo por aqueles que não tem o inglês como primeiro idioma.

4. NÃO DEIXE QUE A SIMPLICIDADE AFETE A SUA PERSONALIDADE

O slogan mesmo suscinto precisa representar uma personalidade através de um tom mais firme, ou delicado, ou sonhador, dependendo do que represente a sua marca.

Amo muito tudo isso é o slogan da maior rede de fast food do mundo, o McDonald´s. E mesmo sendo simples representa uma personalidade leve e alegre que é sustentada por todo um trabalho de branding da marca.

5. USE UM POUCO DE HUMOR!

Não se leve tão a sério! Encare o slogan como uma forma descontraída de fazer com que seu público se lembre de você. E muitas vezes o melhor caminho para isso é através de uma risada! Até mesmo slogans que não parecem ter humor, são construídos com descontração e leveza. Para exemplificar isso temos muito slogans de sucesso (alguns você pode até ler cantando):

  • Tomou Doril, a dor sumiu!
  • A cerveja que desce redondo!
  • Dê férias para os seus pés
  • Redbull te dá asas!
  • Terrível contra os insetos. Contra os insetos.
  • Faz do leite uma alegria!
  • Quem disse que não dá? Na Fininvest dá.

Percebe que nenhum destes slogans utilizou uma piada em si, mas abrimos um sorriso quando lembramos deles? Este humor sutil traz emoções nos consumidores que aumentam as chances dele memorizar seu slogan, sua marca e lembrar de você quando for tomar uma decisão de compra!

6. O MARKETING É O SEU ALIADO.

A criação do slogan vai muito além da escrita dele. A divulgação, a preparação, as mídias, o burburinho, tudo isso faz parte do sucesso. Depois de escrever o slogan o trabalho está apenas começando! Divulgá-lo e fazer as pessoas falarem sobre ele fará toda a diferença!

REGISTRO DE MARCA E SLOGAN

Para se proteger contra cópias e uso indevido é essencial que a sua marca esteja registrada no INPI. Mas é importante ressaltar que slogans não podem ser registrados. Eles podem sim representar sua marca e reforçar os seus valores, mas não podem ser registrados como propriedade sua. Se a sua marca já está registrada você não precisa se preocupar! Pois slogan e marca andarão sempre juntos e ninguém lembrará de outra marca além da sua quando ler o seu slogan de sucesso!

Com um slogan único e uma marca registrada, você tem o combo do sucesso para o seu negócio! E para proteger a sua marca você pode registrá-la junto com a Check! Leia mais aqui para saber sobre o processo de Registro de Marca.

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Em 2020, criamos a Check com o propósito de ajudar microempreendedores e pequenos negócios a proteger um dos maiores ativos de uma empresa: a marca!

Com um processo 100% online, seguro, transparente e investimento acessível, desburocratizamos essa conquista tão importante para qualquer negócio: o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

E assim, já cuidamos de mais de 2 mil processos de registro de marca pelo mundo!

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